Menu

Decoração

Atualizado em 22 de dezembro de 2011, às 20:51 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de paredes com tecidos

Para aqueles que desejam decorar suas paredes de maneira inovadora e causar sensação entre as visitas e amigos, que tal decorar com tecidos?
361549 decoracao de paredes com tecidos Decoração de paredes com tecidosDecoração de paredes com tecidos florais

Para aqueles que desejam decorar suas paredes de maneira inovadora e causar sensação entre as visitas e amigos, fugindo absolutamente do convencional, que tal decorar com tecidos?

Se você deseja fugir do padrão e escapar da tinta e pincel, se quer estampas em suas paredes, mas não gosta do efeito que papéis de parede proporcionam, criar trabalhos decorativos com tecido pode ser o grande “pulo do gato”.

Uma decoração diferente, com muita graça e estilo

361549 decoracao de paredes com tecidos 1 Decoração de paredes com tecidosTecidos listrados com cores vivas para salas

Eles não são exatamente uma novidade, mas antes esquecidos, agora tecidos em paredes, como parte da decoração, entram em evidência e mudam a cara do ambiente. Suas cores, estampas e texturas atuais com técnicas têxteis novas dão a inovação e ousadia, elementos necessários para uma decoração absolutamente fenomenal.

Ao contrário do que se pensa, tecidos são fáceis de colocar, limpar e trocar, além de substituírem bem tanto a tinta quanto o papel de parede. Mas, para cada cômodo existe uma regra específica.

É importante que o estilo das paredes combine com o dos donos da casa e há opções para todos os gostos.

Tecidos florais e listrados estão sempre na moda e são ideais para a aplicação em ambientes como a sala e o hall de entrada, enquanto para os quartos é aconselhado que as cores e desenhos sejam leves, o bastante, para tornar o ambiente aconchegante. Há uma variedade incrível de tecidos com temas infantis, além de tratamento antialérgico, o que é essencial quando se fala de crianças.

Como a aplicação do tecido é feita com cola, não se aconselha o uso de tecidos em ambientes úmidos como banheiros e  cozinha. Na cozinha, a recomendação para evitar tecidos é dupla, por causa da umidade e gordura liberada pelos alimentos cozidos.

Com os cuidados certos, a vida útil de tecidos pode chegar a até 5 anos, mas eles podem ser retirados antes, basta querer dar uma cara nova ao ambiente.

Aplicação de tecidos em paredes

361549 decoracao de paredes com tecidos 2 Decoração de paredes com tecidosCores suaves e aconchegantes para o quarto

Apesar de muitos especialistas recomendarem que a aplicação seja feita apenas por profissionais, a tarefa não chega a ser das mais difíceis. O segredo está na atenção, pois para essa aplicação é necessário atenção redobrada e muito cuidado.

Caso queira fazer a aplicação de tecido você mesmo, aqui vai um passo a passo simples.

Para começar a parede deve estar limpa. Para o processo de limpeza, use uma solução de água sanitária e água na proporção de 1 pra um. Além de limpa deve estar lisa, então use uma lixa fina para arrumar as imperfeições de sua parede. Feito isso, com uma broxa espalhe cola amarela, aquela de sapateiro, no tecido. A aplicação da cola deve ser feita do centro para as bordas, então posicione o tecido de baixo para cima, deixando sobrar uma borda de pelo menos três centímetros nas extremidades de cima e de baixo.

Agora, com uma espátula (de madeira, borracha ou plástico, porque espátulas de metal podem rasgar o tecido) retire as bolas de ar, basta passá-la sobre o tecido de cima para baixo e do meio para fora. Depois de acabar com todas as bolhas é só dar o acabamento retirando as bordas com um estilete, tanto no rodapé quanto na moldura do teto.

Pronto, o tecido está aplicado sobre a parede. Caso queira retirá-lo você precisará cortar com um estilete e puxar o tecido para descolar. Se desejar repetir a técnica, para trocar o tecido da parede, lembre-se de lixar bem, pois como está no segundo passo, a parede deve ser lisa.

E então? Que tal mudar a aparência de suas paredes com tecidos? Com certeza você vai arrasar.

Conteúdo avaliado com média: