Menu

Decoração

Atualizado em 6 de janeiro de 2012, às 14:35 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de parede de quarto – dicas

Descubra como deve ser a decoração das paredes de cada tipo de quarto, considerando o perfil do morador.
372169 Decoração de parede de quarto dicas 1 Decoração de parede de quarto   dicasNo quarto da menina, o rosa prevalece e o acabamento é delicado.

Na hora de pensar na decoração do quarto é importante considerar o fato de que o ambiente precisa transmitir uma ideia de descanso e intimidade. Todos os aspectos do cômodo devem ser levados em conta, como a escolha dos móveis, acessórios e revestimentos.

Não existe necessariamente um padrão para decorar o quarto, na verdade o visual do ambiente se encaixa nas preferências do morador. O cômodo é um refúgio para desfrutar de momentos mais tranquilos ou mesmo se concentrar em atividades, como é o caso dos estudos. O dormitório ocupado por uma única pessoa não precisa agradar aos demais, na verdade ele precisa ser planejado de forma autentica para ser um indicador de personalidade.

Devido à questão da identidade, nenhum quarto pode ser igual ao outro. Por mais que duas pessoas tenham a mesma faixa etária, é necessário avaliar os gostos para depois desenvolver um projeto que atenda as expectativas. A questão do gênero é outro ponto determinante para se pensar no visual do quarto.

A parede do quarto

O espaço vertical do quarto precisa valorizar a personalidade do indivíduo e não optar apenas pelo padrão neutro, como acontece na maioria das residências. É necessário acrescentar vida ao cômodo, através de cores, desenhos e texturas. A área de decoração indica vários materiais para revestir e montar um design autêntico para o ambiente.

Considere as ideias apresentadas a seguir de acordo com cada tipo de quarto.

- Quarto de bebê: recomenda-se usar uma pintura suave nas paredes, de preferência valorizando os tons pastéis. Nesta fase o gênero é determinante para o visual das paredes, com a preferência do rosa para meninas e azul-claro para meninos. Para definir uma proposta unissex, vale apostar em paredes amarelas ou verdes.

A pintura convencional que caracteriza o acabamento pode ser substituída por um papel de parede delicado ou mesmo pelas faixas decorativas. Evite ao máximo trabalhar com cores vibrantes neste ambiente, caso contrário o bebê ficará agitado.

- Quarto de criança: o ambiente infantil já pode ter suas paredes decoradas com mais cores e até mesmo desenhos que reflitam as preferências do pequeno. Algumas ideias de pinturas podem ser consideradas lúdicas, como é o caso da tinta que decora com a intenção de simular um quadro negro.

Por uma questão de economia e praticidade, substitua o papel de parede por adesivos decorativos que deixarão o espaço vertical personalizado.

372169 Decoração de parede de quarto dicas 2 Decoração de parede de quarto   dicasQuarto lilás de adolescente, com listras na parede.

- Quarto de adolescente: a proposta de decoração depende muito do gosto do jovem, podendo a parede ser decorada com papel de parede, adesivos ou pintura. As garotas normalmente preferem algo mais delicado, que valorize as cores rosa, lilás ou branco. Já os garotos demonstram afinidade com temas radicais, esportes, jogos entre outras ideias.

- Quarto de solteiro: as paredes devem ser decoradas seguindo uma proposta básica, mas ainda assim personalizada. O espaço voltado para rapazes costuma ser mais escuro e moderno, já os quartos das moças preserva a preferência por cores claras e elementos delicados.

- Quarto de casal: a decoração das paredes precisa satisfazer as preferências das duas pessoas, por isso é mais interessante defender a proposta de um acabamento neutro, porém sofisticado.

372169 Decoração de parede de quarto dicas Decoração de parede de quarto   dicasAs paredes do quarto são básicas, sóbrias e elegantes.

Aproveite as dicas e inove as paredes de acordo com o perfil de cada quarto.