Menu

Decoração

Atualizado em 9 de fevereiro de 2012, às 14:05 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de parede com jornais – dicas, fotos

O jornal, assim como as revistas e gibis, podem ser utilizados para decorar as paredes de maneira sustentável.
391262 jornal parede Decoração de parede com jornais – dicas, fotosA decoração feita com jornal é mais simples e eficiente do que parece (Foto: Divulgação)

Com o tema sustentabilidade em alta usar jornal como papel de parede é uma opção que além de econômica, ajuda o planeta, já que o material que antes ia para o lixo passou a ser reaproveitado. Se acha que essa ideia vai deixar o ambiente esteticamente ruim, comece a rever os seus conceitos, pois existem inúmeras alternativas para decorar  o jornal antes de aplicá-lo na parede.

391262 23 Decoração de parede com jornais – dicas, fotosPôsteres também pode ser utilizado (Foto: Divulgação)

Para fazer essa decoração diferenciada e customizada em sua casa veja abaixo o passo-a-passo de como utilizar o jornal para deixar sua residência ainda mais bonita.

1 – Separe o material: Antes de iniciar o procedimento é necessário separar o material: muitos jornais; cola líquida branca diluída em água, na proporção de 2 medidas de cola para uma de água; rolo de pintura para passar a cola na parede; escova de roupa macia para alisar o jornal; espátula para cortar os arremates e estilete.

 

391262 Paulinha x 124 Decoração de parede com jornais – dicas, fotosRevistas também podem ser utilizadas (Foto: Divulgação)

2 – Limpeza: Para que a aplicação fique boa limpe a parede antes de começar. Lave-a com uma solução de água sanitária diluída em um balde de água. Depois que a parede estiver seca é só colocar a mão na massa.

 3 – Mãos à obra: Chegou a hora de começar a mudar a cara do cômodo escolhido. Passe a cola em uma pequena parte da parede, suficiente para um pedaço de jornal ficar colado. Coloque o jornal e alise com as mãos do centro para fora. Faça o mesmo procedimento com a escovinha. Não pode ficar nenhuma bolha. Corte o excesso de jornal com o estilete, e se for próximo do rodapé utilize a espátula como apoio. Para decorar os interruptores retire-os da parede para fazer a colagem do papel.

391262 vegaspunkhouse9 Decoração de parede com jornais – dicas, fotosSolte a imaginação e deixe o local mais bonito com jornais (Foto: Divulgação)

4 – Acabamento: Como impermeabilizante use a cola. Passe o rolinho sobre o jornal na parede. Além de evitar que a umidade tome conta da sua decoração, fará com que seu trabalho fique com acabamento, com brilho. Se preferir, use verniz incolor, à base de água. Assim o jornal não fica amarelado com o tempo.

Se você quer dar uma corzinha no jornal faça desenhos com giz de cera, ou pinte-os com guache, por exemplo. Usar gibis e revistas também é uma excelente opção, que deixará o espaço mais alegre e combina muito com quartos de crianças. Sobre os jornais você pode colocar pôsteres de super-heróis e desenhos animados. Focará muito bonito.