Menu

Decoração

Atualizado em 26 de abril de 2011, às 20:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração De Livrarias, Dicas

decoração de livrarias dicas Decoração De Livrarias, Dicas

As livrarias são estabelecimentos comerciais que necessitam de uma decoração agradável para conquistar os clientes. Os espaços costumam ser caracterizados pelas estantes repletas de livros, mas poucos proprietários reconhecem o fato de que esse tipo de ambiente é cultural e também se apresenta como uma forma de entretenimento.

É na livraria que as pessoas podem encontrar obras literárias de todos os gêneros, desde lançamentos recém chegados ao mercado livreiro até os clássicos da literatura. A maior parte dos consumidores está abandonando o velho hábito de ir até a livraria escolher um livro para comprar, afinal, as aquisições são realizadas normalmente pela internet.

decoração de livrarias dicas 3 Decoração De Livrarias, Dicas

Apesar de toda comodidade e segurança das lojas virtuais, visitar uma livraria costuma ser mais prazeroso para o leitor que gosta de ter contato com as obras antes de escolher um título. Caminhar pelo estabelecimento, visualizar a capa, sentir o livro em mãos e ter contato com esse ambiente de conhecimentos é algo que não perde a sua magia, nem com a influência do e-commerce.

Como a livraria é um paraíso para as pessoas que gostam de ler, é também importante que esse ambiente tenha uma decoração bonita, charmosa e acima de tudo confortável. As pessoas precisam se sentir a vontade no estabelecimento e necessitam de estímulo para levar um livro da loja. O jeito de decorar a área comercial pode ser sem dúvida uma excelente jogada de marketing.

Como decorar livrarias?

Em primeiro lugar o profissional precisa levar em conta o espaço da livraria, ou seja, se ela é composta por um ou dois andares. Uma boa dica é adotar estantes planejadas ou prateleiras bem alinhadas para expor os livros aos consumidores, de modo que os livros sejam organizados por gênero. Os corredores precisam ser espaçosos, confortáveis e permitir um ambiente arejado para fazer as compras.

As dicas de decoração de livraria não param por aí, afinal, também é fundamental escolher um estilo para o visual do estabelecimento. As livrarias européias costumam servir de inspiração para as brasileiras, apostando num acolhedor clima nostálgico que sempre acaba fascinando um bom amante de livros.

decoração de livrarias dicas 1 Decoração De Livrarias, Dicas

Algumas livrarias possuem escadas bem distribuídas e que acabam criando um visual sofisticado no estabelecimento, lembrando muito as construções mais antigas. Caso seja do gosto do proprietário, ele pode optar por uma decoração mais moderna, com elementos que valorizem um design simples, dinâmico e com traços contemporâneos.

O que costuma fazer sucesso entre os leitores é a combinação de livraria e cafeteria. Esse estabelecimento oferece um espaço agradável para escolher o livro e depois de sua compra o consumidor pode saborear um café num espaço bem aconchegante. As livrarias mais modernas também se destacam pelo foco destinado a música, por isso elas acabam destinando uma área para a venda de DVDs e CDs.

decoração de livrarias dicas 4 Decoração De Livrarias, Dicas

Na hora de decorar uma livraria é sempre recomendado tomar cuidado com os exageros. Escolha uma mobília simples e funcional para organizar os livros, se preocupe em deixar o ambiente com uma iluminação agradável e escolha um tipo de revestimento vertical em cores neutras, suaves, discretas. O visual da livraria precisa atender as expectativas do público consumidor, não somente do gosto do proprietário.

As grandes livrarias brasileiras como Cultura, Nobel e Saraiva se preocupam com a decoração, mas não investem numa aparência rebuscada para os estabelecimentos. Confira a seguir uma seleção de fotos de livrarias decoradas e tenha boas idéias para inovar a decoração ou planejar o design interior da loja. Entre com tudo no mercado livreiro e exiba bom gosto!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.