Menu

Decoração

Atualizado em 13 de junho de 2011, às 20:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração De Festa Junina Na Escola

decoração de festa junina na escola Decoração De Festa Junina Na Escola

Junho e julho correspondem ao período de festa junina, um tipo de evento que predomina nas principais regiões do país e diverte a todos. Apesar de ter sua origem na Europa, a comemoração assumiu características exclusivas no Brasil e hoje já reflete muitos traços culturais. Milhares de festas juninas já estão programadas em clubes, escolas, quermesses, universidades, praças, entre outros lugares apropriados para festejos juninos.

A festa junina na escola é algo tradicional, um tipo de evento que costuma mobilizar os alunos e encerrar o semestre com muita alegria e descontração. O arraiá organizado em ambiente escolar varia de acordo com a faixa etária dos alunos, mas normalmente conta com uma programação recheada de atrações protagonizadas pelos próprios estudantes da instituição.

A decoração de festa junina na escola é algo que precisa ser muito valorizado, isso porque define as características estéticas da comemoração. Quando elaborada na educação infantil, a festa junina necessita de elementos que despertem o interesse das crianças e preencha o ambiente com a magia da ocasião. Já os festejos juninos para jovens não necessitam de uma decoração tão lúdica, mas é fundamental que seja trabalhado com algo temático.

Como decorar festa junina na escola?

decoração de festa junina na escola 1 Decoração De Festa Junina Na Escola

Devido ao seu caráter tradicional, é importante que a festa junina tenha a sua simbologia preservada no momento da decoração. O responsável pelo projeto pode se sentir a vontade para trabalhar com cores e ilustrações apropriadas ao tema, mas é também necessário que ele faça o diagnóstico do ambiente para verificar o conforto. A montagem das barraquinhas, mesas e área para apresentações depende do espaço onde será realizada a festa.

Uma festa junina infantil pode ter sua decoração vertical montada com painéis, estes com desenhos que reproduzam as temáticas juninas. O visual caipira precisa ser preservado em todos os sentidos, por isso vale a pena escolher um canto do ambiente para adicionar algumas alegorias especiais que ajudam a compor verdadeiros cenários, como um espantalho, fogueira artificial, alguns objetos caipiras ou elementos da vida rural.

A decoração pendente da festa junina normalmente é feita através dos varais com bandeirinhas coloridas e balões, que ajudam a dar personalidade ao evento e deixá-lo mais descontraído. Estes elementos não podem faltar de forma alguma em uma legítima festa junina. No plano horizontal da decoração o destaque certamente fica por conta das mesinhas, distribuídas pelo espaço de maneira proporcional e sem prejudicar a circulação de pessoas.

decoração de festa junina na escola 2 Decoração De Festa Junina Na Escola

As mesinhas da festa junina na escola podem ser decoradas com toalhas xadrez ou também peças customizadas em patchwork, que ajudam a dar um ar mais aconchegante ao visual da festa. O centro de mesa varia de acordo com a proposta, podendo ser confeccionado com EVA, madeira, tecido, ou palha. O enfeite deve valorizar as características juninas e em alguns casos podem até assumir o papel de lembrancinhas.

São inúmeras as sugestões de decoração para a festa junina, sendo que todas procuram montar uma atmosfera, bucólica, pacata, aconchegante e típica. Na escola, o ato de decorar a festa pode ser encarado como um grande projeto, despertando a criatividade dos alunos e propondo um tipo de interação bem divertido. Na pré-escola, por exemplo, o professor costuma organizar painéis com trabalhinhos das crianças para expor na festa, tal como a confecção de bandeirinhas que também pode contar com a participação dos pequenos estudantes.

As barraquinhas da festa junina escolar também podem ser enfeitadas com enfeites coloridos, um acabamento que promete invocar o espírito junino de maneira intensa e harmoniosa. Aposte nas bandeirolas, nos desenhos temáticos, nos babados de papel crepom com várias cores e no uso da palha.

 

Conteúdo avaliado com média: