Menu

Artesanato

Atualizado em 7 de maio de 2012, às 10:53 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de cozinha com artesanato: dicas

Para deixar a decoração da cozinha mais charmosa e personalizada, invista nos enfeites confeccionados com as técnicas de artesanato.
440498 Decoração de cozinha com artesanato dicas 1 Decoração de cozinha com artesanato: dicasGalinhas de tecido deixam a cozinha mais graciosa.

A cozinha é um espaço da casa que merece uma decoração especial, capaz de satisfazer os gostos dos moradores e deixá-los à vontade. O visual deste cômodo não é montado apenas com móveis, eletrodomésticos e utensílios, na verdade vale a pena investir nos enfeites para assegurar uma estética mais delicada.

Os enfeites de cozinha deixam a divisão mais alegre, colorida e personalizada. Há ainda um rompimento com aquilo que é básico na decoração, para que os detalhes sejam incorporados com doçura e criatividade. Apesar da liberdade que existe na hora de enfeitar, é importante tomar cuidado para não errar as combinações ou acabar pecando por causa do exagero.

Os resultados da decoração com enfeites prometem surpreender ainda mais quando as peças são confeccionadas a partir de técnicas artesanais. O trabalho manual é extremamente valorizado na hora de decorar ambientes residenciais porque eles influenciam nas sensações dos moradores, além de reforçar a ideia de familiaridade.

Saiba mais: Decoração com artesanato

O artesanato na decoração da cozinha

440498 Decoração de cozinha com artesanato dicas 8 Decoração de cozinha com artesanato: dicasPotes com tampas decoradas

Vários tipos de materiais podem ser trabalhados para confeccionar as peças artesanais, inclusive os recicláveis. Dependendo da técnica que for usada, os itens que seriam descartados se transformam em belíssimos enfeites, capazes de deixar a cozinha detalhada e com novas cores.

Ao invés de comprar peças em lojas de artesanato, os moradores também podem aprender as técnicas artesanais e fazer os trabalhos em casa. Há muitas ideias inspiradoras que permitem criar peças originais para dar vida e personalidade a cozinha.

Confira a seguir ideias para decorar a cozinha com artesanato:

- Tecidos

Os retalhos de tecidos são usados no artesanato para criar peças maravilhosas, como é o caso das galinhas que decoram determinados pontos da cozinha. Para confeccionar as peças, primeiramente encontre um molde e aprenda o passo-a-passo. A mesma técnica pode ser usada na confecção de vaquinhas.

Os pedaços de pano, com várias estampas, podem ser reaproveitados através do patchwork. A técnica é muito usada para a confecção de panos de prato, pegadores, jogo americano, puxa-saco e suportes de panelas. Ao comprar um pedaço de tecido, também é possível fazer uma pintura com motivos que representem a proposta da cozinha.

440498 Decoração de cozinha com artesanato dicas Decoração de cozinha com artesanato: dicasFrutas de tecido

Outra ideia criativa para usar tecido é a confecção de frutas para decorar a mesa. Os enfeites deixam a fruteira maravilhosa e autêntica, mas para valorizar o formato de cada fruto, a pessoa precisa contar com os moldes e conhecer a técnica para costurar as peças.

- Crochê ou bordado

O crochê permite fazer trabalhos incríveis com o uso do barbante, como capa de botijão de gás, cortinas, tapetes, puxa-sacos, entre outras. A técnica do bordado garante a personalização das peças, criando figuras e desenhos ornamentais no tecido.

- Potes decorados

As tampas dos potes podem ser decoradas com massa de biscuit, representando o tipo de alimento armazenado ou alguma outra figura delicada. Estes recipientes são usados normalmente para guardar arroz, feijão, café, doces, sal, entre outros alimentos.

Fotos de artesanato para cozinha

Conteúdo avaliado com média: