Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de casa com patchwork

Vista vários objetos e até móveis com retalhos de tecidos e transforme-os em novos e exclusivos, veja as ideias.

A patchwork é uma técnica bonita que faz sucesso hoje no Brasil e que começou nos Estados Unidos quando costureiras em meio à crise precisaram evitar o desperdício de tecidos, emendando uns nos outros. Hoje a técnica continua existindo, sendo feita de forma mais rápida e não tendo como finalidade apenas evitar o desperdício.

A decoração com patchwork é bastante criativa, usando vários retalhos (pedaços de panos que sobram das costuras), objetos, móveis e acessórios são totalmente cobertos, ganhando nova decoração e se tornando peças exclusivas. Os tecidos variam em cores, estampa e até textura, podendo ser usados em um mesmo trabalho a exemplo existem pessoas que usam o couro, fios diversos, metais, pedras, tintas e até papel.

Assim, sofás, almofadas, cabeceiras de camas e até quadros podem decorar a casa com patchwork. Se você for prendada pode tentar fazer a decoração com patchwork, caso não tenha habilidade ou tempo, com certeza sua avó ou aquela tia habilidosa vão adorar ajudar!

Vantagens do patchwork

– deixa o objeto lindo, uma obra de arte;

– transforma peças velhas em novas;

– é sustentável já que reutiliza os restos de tecidos;

– deixa a decoração colorida;

– torna peças e acessórios em exclusivos já que ninguém vai ter uma estampa igual a sua.

O que pode ser revestido com patchwork

Tudo pode ganhar nova vida com retalhos diferentes, na sala o sofá de patchwork alegra o ambiente, como o exemplo da foto acima, modelo mostrado na Feira de Milão 2011. Cadeiras e almofadas também podem se vestir com a técnica e ficar de cara nova, é possível usar tons fortes como os que foram usados na poltrona da foto acima, mas também é possível usar tons mais neutros e claros, tornando a decoração mais romântica (foto dos quadros pendurados na parede).

A colcha de retalhos ganha um jeito mais moderno com a técnica do patchwork, pouco artesanal, a modernidade impera e deixa a colcha bastante elegante e sofisticada, os retalhos são tão bem arrumados que não se percebe sua junção.

Na parede os tecidos substituem o papel de parede, para o quarto das crianças sugerimos usar tecidos de cores claras e estampas pequenas, que deixam o ambiente agradável para os pequenos.

Usar patchwork na decoração é deixar a criatividade bater asas e emendar uma ideia na outra.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL