Menu

Decoração

Atualizado em 6 de abril de 2011, às 20:01 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração De Ambientes Comerciais

decoracao de ambientes comerciais Decoração De Ambientes Comerciais

A decoração de ambientes comerciais necessita de planejamento, cuidados e acima de tudo bom gosto. As pessoas que apostam nesse tipo de trabalho precisam ter em mente a proposta do negócio bem definida e agir de todas as formas para decorar as áreas comerciais com estilo, beleza e conforto. Lojas, restaurantes, supermercados, farmácias, entre outros estabelecimentos já estão sendo reformados com o objetivo de melhorar a decoração.

Não há dúvidas de que um ambiente comercial moderno e caracterizado por uma decoração diferente acaba atraindo o interesse dos consumidores. As pessoas buscam novidades no mercado, por isso a reforma de um determinado espaço de vendas pode funcionar como uma excelente estratégia de marketing. No entanto, é preciso ter muito cuidado para fazer as modificações no estabelecimento e atingir com isso os resultados esperados.

Inovar a decoração de ambientes comerciais não é tarefa tão simples como parece, é necessário se preocupar com a combinação dos elementos e não fugir da proposta da empresa, ou daquilo que já é característico da marca. Decorar um espaço com o objetivo de deixá-lo mais bonito, aconchegante e arejado é a meta da reforma, da nova estética.

As tendências de decoração costumam ser bem flexíveis quando se trata de ambientes comerciais, porém é preciso reconhecer os limites em alguns projetos. Por exemplo, na hora de decorar um estabelecimento que recebe pessoas com todos os gostos, é importante adotar o critério de neutralidade, apostando naquilo que é simples, mas também acolhedor.

Caso o estabelecimento tenha um público-alvo bem definido, é interessante investir nos elementos característicos dos consumidores que compõem esse grupo. Assim, um barzinho voltado para o estilo alternativo, pode adotar uma decoração mais descontraída e aproveitar elementos do Rock in Roll no visual.

A tematização na hora de decorar é válida para todos os tipos de ambientes comerciais, desde que isso não interfira no bem-estar do consumidor. O estabelecimento precisa ter todos os seus departamentos ou áreas bem definidas e preservar as combinações para que o espaço não se torne sobrecarregado.

Como decorar ambientes comerciais?

Os comerciantes que estão interessados em inovar a aparência dos seus respectivos estabelecimentos devem conhecer as novidades do mercado de decoração para esse setor. Revestimentos, móveis e objetos decorativos já exercem efeito estético em determinados projetos e surpreendem os consumidores com a contemporaneidade. Confira a seguir algumas dicas para decorar ambientes comerciais:

decoracao de ambientes comerciais 1 Decoração De Ambientes Comerciais

- Decoração de Loja: o visual pode ser personalizado a partir da proposta de vendas, criando uma atmosfera sofisticada ou mesmo descontraída. Lojas de grifes famosas costumam investir pesado nesse quesito, apostando em estruturas modernas, iluminação agradável, cores frias e toda uma ambientação que consegue expor os produtos ao mesmo tempo em que deixa o consumidor à vontade para suas compras. Se preocupar com a cromoterapia também é importante, afinal, as cores exercem influências nos espaços.

decoracao de ambientes comerciais 2 Decoração De Ambientes Comerciais

- Decoração de Restaurante: nada melhor do que fazer uma refeição num espaço confortável e bonito, por isso os proprietários desses estabelecimentos se preocupam com o projeto de decoração. Nesse contexto que envolve gastronomia é recomendado reproduzir as características culturais, como é o caso do restaurante japonês que possui uma aparência personalizada com elementos orientais, ou seja, típicos do Japão.

Caso não saiba como montar a decoração do ambiente comercial, contrate um profissional especializado e estabeleça um orçamento que não prejudique nas finanças da empresa.