Menu

Decoração

Atualizado em 13 de agosto de 2011, às 18:50
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de Ambiente com Cactos

243542 cactos1 Decoração de Ambiente com Cactos

Os cactos são plantas peculiares. Diferente das flores e plantas que precisam de água e muitos cuidados específicos, este gênero botânico é conhecido por sua sobrevivência prolongada em ambientes secos e pela abundância de espinhos. Se em muitos contextos os cactos podem ser vistos como plantas estranhas, no paisagismo e na decoração de ambientes eles são uma tendência.

Conhecidas pela grande variedade de formatos e tamanhos, nem todos os cactos possuem espinhos. Existem também aquelas plantas, conhecidas como suculentas, que também fazem parte do gênero dos cactos. Independentemente de qual seja a forma, todos os cactos tem um lugar garantido na decoração de muitas casas, muitas vezes pelo aspectos, mas também pela facilidade na hora de cuidar. No entanto, esta facilidade não significa que não precisem de cuidados específicos.

243542 cactos2 Decoração de Ambiente com Cactos

Como cuidar

Ao preparar o vaso que irá receber o cactos, a dica é mesclar o substrato utilizando metade de areia lavada e metade de terra vegetal. Para conservar a vitalidade da planta, é importante que ela não seja exposta diretamente ao sol muito forte nem seja regada com muita frequência. Como o cactos retém a água durante mais tempo do que outros gêneros de plantas, o excesso de líquido pode causar o apodrecimento do exemplar.

Com o tempo, o cactos que tem muitos espinhos podem precisar de uma revitalização, que pode ser feita de maneira simples: proteja o vaso e a terra com um papel ou um pano e utilize uma escova de dente para remover os espinhos velhos. É recomendável a utilização de um pouco de água com sabão, que deve ser devidamente enxaguado com água pura em seguida.

Para saber a frequência com que o cactos deve ser regado, é preciso observar o tamanho da planta: aqueles que estão plantados em grandes vasos necessitam de água de dez em dez dias durante o verão e uma vez por mês no período do inverno. Já os que estão em vasos pequenos devem ser regados uma vez por semana no verão e de três em três semanas no inverno.

243542 cactos3 Decoração de Ambiente com Cactos

Onde colocar

Os cactos ficam bem em qualquer ambiente da casa. Por serem plantas resistentes, podem ficar na área externa sem maiores problemas. Algumas pessoas optam pelos mini cactos em ambientes menores, como o banheiro. Na sala de estar, é interessante optar por arranjos devidamente plantados em vasos. Na hora de escolher onde os cactos ficarão, basta abusar da imaginação. No entanto, é preciso avaliar se o ambiente é arejado e iluminado. A outra dica é nunca plantar o cactos no mesmo vaso utilizado para outro tipo de planta, porque haverá incompatibilidade entre a necessidade de água, por exemplo.

Como existem mais de 130 espécies de cactos, opção é o que não falta. Se você tiver dúvidas em relação à disposição das plantas em seu ambiente, entre em contato com um profissional da arquitetura ou da biologia, pois eles podem fornecer informações precisas sobre este tipo de planta.