Menu

Decoração

Atualizado em 25 de janeiro de 2012, às 10:50
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração da garagem: dicas, fotos

Deixe a garagem com um visual mais organizado, moderno e personalizado usando as dicas a seguir.
383107 Decoração da garagem dicas fotos 9 Decoração da garagem: dicas, fotosO ponto forte de uma garagem decorada é a organização.

Apesar da garagem não ser o ponto de partida para a decoração da casa, ela pode adquirir um visual moderno e personalizado. Antes de desenvolver um projeto, é importante que o morador priorize a organização do ambiente e não o transforme em um verdadeiro depósito.

O segredo para decorar uma garagem está em aproveitar todos os espaços disponíveis. Cada parte da divisão pode ter uma finalidade na hora de decorar, atendendo as expectativas estéticas e funcionais. A área toda aberta deve apresentar uma composição mais simples e resistente, já o ambiente fechado merece uma decoração com os detalhes cuidadosamente planejados.

Dificilmente o morador está disposto a fazer mudanças estruturais na garagem, em especial porque isso requer a contratação de mão-de-obra especializada. Desta forma, acaba sendo mais prudente e econômico inovar a decoração e deixar o arranjo mais prático, agradável e organizado.

Como decorar a garagem?

383107 Decoração da garagem dicas fotos 7 Decoração da garagem: dicas, fotosAproveite bem o espaço vertical inserindo suportes nas paredes.

1. Espaço: é importante otimizar o tamanho da área, por isso vale a pena investir em móveis e reduzir a quantidade de coisas acumuladas na parte horizontal do ambiente. Todos os espaços da garagem podem ser bem aproveitados, principalmente quando as dimensões são limitadas e exigem uma decoração inteligente.

No espaço vertical, experimente trabalhar com suportes nas paredes para a armazenagem de determinados itens, como bicicletas e escadas. Na ausência de móveis, dá para aproveitar as paredes com prateleiras que ajudam a manter o ambiente organizado. Como todos os espaços são aproveitados, o teto também pode conter suportes.

2. Móveis: não há uma mobília específica para garagem, mas alguns itens são capazes de funcionar bem no arranjo, como é o caso dos armários. Estas peças são resistentes, versáteis e asseguram um espaço para armazenar utensílios. O morador pode escolher um modelo multiuso mais simples ou adotar um tipo de armário embutido na garagem, com várias repartições e gavetas.

3. Armazenamento: na garagem deve existir espaço para os veículos, mas a armazenagem de outros itens também precisa ser garantida através da decoração. No caso, use os armários e prateleiras para organizar ferramentas, suprimentos automotivos, utensílios de jardinagem, artigos esportivos, entre outros. Para criar ainda mais facilidades, experimente categorizar os itens.

Dentro da garagem também é comum enfrentar o desafio de armazenar itens pequenos, como parafusos e pregos. Neste caso, torna-se viável trabalhar com recipientes de plástico etiquetados ou caixinhas em MDF. Na falta de um armário, a melhor solução para organizar a área é optando por gaveteiros.

4. Personalização: na hora de decorar a garagem, é interessante fugir do padrão e criar um ambiente cheio de personalidade. Por exemplo, no caso de um homem esportivo, dá para pendurar determinados equipamentos nas paredes, como pranchas de surfe ou raquete de tênis.

Para deixar a garagem mais descontraída, há quem invista numa pintura marcante para o espaço vertical, como é o caso do próprio grafite. Quando a intenção é de reforçar um tema automotivo, é possível investir numa pintura que destaque a proposta na área. Dependendo da ideia, a garagem pode se transformar em um espaço de entretenimento.

Fotos de garagens decoradas