Menu

Notícias

Atualizado em 22 de novembro de 2011, às 10:58 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Decoração com tecido na parede

Ao invés de pintar as paredes ou mesmo usar os tradicionais papéis de parede, uma boa solução seria a utilização de tecidos.

Está em dúvida sobre o que usar para mudar a decoração da casa? Ao invés de pintar as paredes ou mesmo usar os tradicionais papéis de parede, uma boa solução seria a utilização de tecidos. É isso mesmo, tecido, aquele material que servia apenas às costureiras, para a fabricação de roupas, cortinas e outras coisas, agora virou matéria-prima para o trabalho de decoradores. Inspirada em tendências europeias, a decoração com tecido na parede é mais barata que a pintura e os papéis de parede, e ainda pode combinar com as roupas de cama, no caso da decoração nos quartos, ou com os sofás, as cortinas e as almofadas, para aqueles que preferirem usar a técnica na sala.

 329466 Papéis de Parede Fev11 21 550x268 Decoração com tecido na parede

De acordo com alguns arquitetos, a técnica adaptada para o Brasil é um pouco diferente daquela utilizada na Europa. Por aqui, o uso de panos coloridos é muito maior e, além disso, eles são aplicados apenas na parte superior da parede e em uma ou duas delas, de cada cômodo. A princípio, pode ficar um pouco parecido ao papel de parede, mas logo você verá que o brilho e a textura fazem toda a diferença.

Todos os tipos de tecidos estão liberados para a decoração, mas muita gente prefere os de algodão e seda. Para cada cômodo existe uma indicação, mas não é nenhuma regra, você é quem define o que vai ser colocado na parede, usando toda a sua criatividade. Em salas de jantar, lavabos e hall de entrada, os estampados e também os lisos são uma boa pedida, enquanto para os quartos, tecidos com tons mais claros e leves devem ter prioridade, pois é o local de descanso, e esses tipos de panos podem inspirar ares mais calmos. Para os quartos das crianças, a dica é o pano com temas infantis, que traz personagens de desenhos animados ou algumas figuras que podem agradá-las. Até mesmo a cozinha pode ser decorada com os tecidos.

Como fazer a decoração com tecido na parede

Você não deve se esquecer de comprar tecidos antialérgicos, principalmente, para os dormitórios infantis ou de pessoas que já possuem alguma predisposição para a alergia, senão a decoração pode acabar atrapalhando a harmonia da casa. Outro ponto importante a ser destacado é que se você não é proprietário da casa ou do apartamento, precisa comunicar ao dono sobre o que pretende fazer, e só deve fazer a decoração caso seja permitido.

 329466 quarto de bebe com parede decorada1 Decoração com tecido na parede

Depois de escolhidos os tipos de tecidos e as paredes onde eles serão colocados, demarcando o local com grafite, vem a parte da colagem, que pode ser feita com uma simples cola feita na sua cozinha (a receita está disponível em vários sites) ou até com aquelas colas compradas no supermercado. Não se esqueça de esticar bem o pano, para evitar as rugosidades, e de usar uma espátula para retirar as bolhas de ar. Para cortar as beiradas e fazer o acabamento, o instrumento indicado é o estilete.

Na hora da limpeza, um pano úmido ou o aspirador de pó servem. Se for bem feita, seguindo todos os passos, inclusive os da conservação, esta decoração pode durar um bom tempo e vai dar um charme todo especial à sua residência.

Fotos de Decoração com Tecidos