Menu

Decoração

Atualizado em 9 de outubro de 2012, às 17:59 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração Com Retalhos De Tecido

decoração com retalhos de tecido Decoração Com Retalhos De TecidoArtesanato com retalhos de tecido

Há várias formas de trabalhar com tecidos na decoração, basta ter criatividade e bom gosto para fazer os melhores trabalhos. Os retalhos, que muitas vezes são considerados inúteis, podem fazer a diferença na hora de decorar a casa e adicionar um pouco mais de alegria aos ambientes residenciais.

Trabalhar com os retalhos de tecido é sem dúvida uma forma de reciclar um material que seria jogado no lixo. A idéia se revela eficiente na confecção de almofadas, tapetes e tantos outros acessórios de decoração que complementam o visual de cada um dos cômodos da casa. Quanto maior a diversidade de retalhos, melhor será o efeito adicionado a decoração.

O artesanato possui as técnicas apropriadas para reaproveitar os retalhos de tecido, transformando peças simples em itens que realmente fazem a diferença na decoração. O método mais usado para a confecção de acessórios decorativos é o patchwork, que atravessou séculos sendo praticamente um recurso apropriado para customização.

O Patchwork, que ao pé da letra significa trabalho com retalho, é uma técnica que se originou na época dos faraós do Antigo Egito. A princípio a forma de artesanato era usada para confeccionar roupas, sendo considerado um recurso sofisticado no século IX a.C. Com o tempo, o patchwork foi sendo usado para outros trabalhos e inovou principalmente a área de decoração.

decoração com retalhos de tecido 3 Decoração Com Retalhos De TecidoColcha de patchwork

O artesanato com retalhos de tecido começou a ser usado então para personalizar a aparência de colchas e tapetes, valorizando a combinação de uma variedade de cores e estampas para realmente causar efeito na hora de decorar ambientes. A idéia é criativa e ousada, por isso quem deseja se apropriar do patchwork para decorar precisa conhecer a técnica a fundo.

Ao longo de sua história, o patchwork teve altos e baixos nas tendências de decoração de casas. Durante a década de 60 ficou um pouco esquecido, mas no final dos anos 70 foi retomado com novas características e modernizado de forma extremamente eficaz. Atualmente uma peça de patchwork ajuda a compor um ambiente mais acolhedor, personalizado e agradável de estar.

O trabalho artesanal com retalhos vai muito além do acolchoamento e supera o estereótipo de “coisas da vovó”. A decoração com as peças cai bem em todos os cômodos da casa, principalmente o quarto, cozinha e sala. Apensar de o efeito multicolorido ser próprio do patchwork, na hora de decorar é necessário ter um pouco de cautela para não cometer exageros e tornar o ambiente cansativo.

Ao elaborar a decoração com retalhos de tecido, procure equilibrá-la com os demais elementos que compõem o cômodo. Os acessórios confeccionados com patchwork são responsáveis por adicionar cor e vida dentro de casa, mas encare o uso das peças como algo complementar e não essencial. Quem exagera no uso de retalhos na hora de decorar corre o risco de parecer cafona.

Na sala de estar, combine almofadas revestidas com retalhos a um sofá neutro.  Já no quarto, vale à pena apostar numa colcha decorada com patchwork para tornar o visual mais agradável e acolhedor. Os trabalhos com tecidos também podem ajudar a decorar a cozinha de diversas maneiras, inovando a aparência dos tapetes de porta, puxa-saco ou mesmo toalhas de mesa. Tudo dependerá exclusivamente do bom gosto da pessoa responsável pelo projeto.

decoração com retalhos de tecido 2 Decoração Com Retalhos De TecidoDecoração com retalhos

É fundamental tomar cuidado com a escolha dos retalhos na hora de aplicar a técnica do patchwork, ou seja, selecione estampas atraentes ou pedaços de tecidos que exerçam um contraste de cores bonito entre si. No patchwork moderno, as pessoas podem se sentir a vontade para combinar xadrez, floral, listras, desenhos tribais, entre outros tipos de estampas, que se ajustam a uma composição multicolorida e original.

As dicas de decoração com retalhos não para por aí, isso porque há outros objetos decorativos que podem ser confeccionados com a técnica e assim transformar o visual de determinados ambientes.  A galinha em patchwork ou mesmo o revestimento de móveis com retalhos de tecido bem descontraídos são sugestões interessantes.

decoração com retalhos de tecido 4 Decoração Com Retalhos De TecidoSofá decorado com patchwork

 

Conteúdo avaliado com média: