Menu

Decoração

Atualizado em 12 de julho de 2012, às 12:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração com papel contact: dicas, fotos

Descubra como o papel contact pode transformar a decoração, valorizando o bom gosto e a criatividade para customizar peças.
484199 Decoração com papel contact dicas 1 Decoração com papel contact: dicas, fotos	Móvel personalizado com papel contact. (Foto:Divulgação)

Em busca de ideias para transformar a decoração da casa? Então saiba que o papel contact pode ser um grande aliado para personalizar o visual dos espaços. Disponível em várias cores e estampas, este material surpreende pela versatilidade e permite colocar em prática uma proposta de customização.

O contact é um tipo de papel autoadesivo, normalmente usado para encapar capas de livros e cadernos. Entretanto, as pessoas estão adotando este material para recriar a aparência de várias peças que compõem a decoração, como móveis, acessórios, eletrodomésticos, paredes e portas.

Além de ser um material versátil e capaz de renovar a estética da casa, o papel contact também se destaca pelo fato de ser fácil de encontrar, ou seja, está disponível a venda nas melhores papelarias, inclusive nas versões estampadas. O preço do contact é acessível e com um único rolo é possível fazer vários acabamentos personalizados.

Existem vários padrões de estampas valorizados pelo papel contact, como por exemplo, os florais, listrados, animais, étnicos, urbanos, geométricos e psicodélicos. Caso não encontre uma estampa interessante, o morador pode fazer recortes e incorporá-los à decoração, deixando a casa muito mais charmosa e atrativa.

Confira outras sugestões: Decoração com paredes coloridas – idéias, fotos

Ideias para usar papel contact na decoração

484199 Decoração com papel contact dicas 10 Decoração com papel contact: dicas, fotos	A superfície azulejada foi inovada com o papel contact. (Foto:Divulgação)

O papel contact pode fazer verdadeiros milagres na decoração. Acompanhe a seguir algumas dicas para usar este material.

Papel contact em móveis
Um móvel antigo ou que esteja com a sua estética danificada pelo tempo pode ser reformado com o uso de papel contact. O material, estampado ou não, tem perfeita fixação sobre a superfície de madeira, por isso pode ser adotado para inovar o acabamento de várias peças, como mesa de apoio, armário, cômoda, penteadeira, escrivaninha e cadeira.

Papel contact na geladeira
Se a geladeira apresenta alguma mancha, isto pode ser disfarçado com o uso de papel contact. O morador tem liberdade para fazer recortes personalizados e colá-los no eletrodoméstico, transformando o design. A geladeira não precisa estar necessariamente danificada para receber o acabamento com papel contact, ela pode ser simplesmente customizada com o material por uma questão de estilo.

484199 Decoração com papel contact dicas 8 Decoração com papel contact: dicas, fotos	Geladeira customizada com contact. (Foto:Divulgação)

Papel contact na parede
Caso a parede de um cômodo caia na monotonia, é possível deixá-la dinâmica com o uso de contact. Os recortes e os papéis estampados se adaptam perfeitamente com a superfície, substituindo assim materiais como papel de parede e adesivos decorativos. Esta opção de acabamento também se revela econômica, pois dispensa uma nova pintura para disfarçar possíveis imperfeições ou inovar a estética.

Papel contact em objetos
O contact é capaz de inovar a aparência das peças que complementam a decoração, como por exemplo, as luminárias, os vasos e tantos outros enfeites.

Veja também: Ideias criativas para a customização de móveis

Fotos de decoração com papel contact