Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração com Móveis Reciclados

 

A palavra da moda agora é sustentabilidade, ou seja, manter o meio ambiente saudável após a inserção do homem nele sem causar impactos violentos. Ou seja, é o uso consciente de recursos naturais sabendo que eles deverão ser devolvidos ao meio do qual eles vieram, usando práticas e técnicas desenvolvidas para não maltratar o ecossistema.

Por isso, o homem criou a reciclagem, que é o reaproveitamento de materiais que naturalmente iriam para o lixo e demorariam anos, décadas ou séculos para se desintegrarem no solo. Vidro, plástico, alumínio e papel podem ser reutilizados para fazerem novos produtos. Há muitas empresas especializadas em reciclagem, só falta o homem tornar-se mais consciente e começar a reciclar o seu lixo ou, em pouco tempo, não haverá mais lugar saudável para os seus filhos ou para os seus netos.

Pensando nisso, designers e arquitetos criaram os móveis reciclados, feitos dos mais diferentes materiais: desde garrafas pets até pneus e papel, além de móveis antigos que podem ser reformados para ganharem uma cara nova.

 

A decoração com móveis reciclados fica moderna e rústica ao mesmo tempo, só depende da sua criatividade para mesclá-los de forma correta. Além do mais, você terá móveis desenhados especialmente para você, ou seja, eles serão únicos, como uma peça de boutique famosa. E o melhor: você precisará gastar bem menos dinheiro para produzi-los ou comprá-los.

Se você tiver móveis antigos e não quiser jogá-los fora, reaproveite-os usando lixas e tintas com cores do seu gosto. Eles ficarão novos e poderão servir como uma ótima peça decorativa e funcional. O pallet é um ótimo material para se fazer mesas. Basta lixá-lo e pintá-lo na cor que você quiser que ele será totalmente transformado.

O banquinho de plástico que ficava jogado no quintal hoje pode se tornar uma peça chave na decoração da sala com elásticos coloridos entrelaçados. Ficou muito moderno e descontraído.

O pneu do carro está careca e sem uso. Portanto, junte alguns e faça o seu móvel reciclado. Essa foi uma ótima ideia da indiana Hansi Pande para fabricar as suas poltronas, que parecem ser bem confortáveis e anatômicas.

O papel também pode se transformar em móvel, principalmente em bancos, em prateleiras e em mesas. Não acredita? Pois aqui estão eles, feitos de papel picado trabalhado sobre um esqueleto de alumínio. A ideia é do designer belga Jens Praet.

Os barris de vinho, com seus formatos arredondados, podem se transformar em confortáveis bancos, muito anatômicos, além de criarem um desenho simpático, aconchegante e rústico. Os bancos foram confeccionados pela Stil Novo Design.

Para quem acha que o carrinho de mão pudesse ser usado apenas para carregar areia e cimento, está muito enganado. Ele pode servir como uma confortável poltrona com almofadas macias também. O desenho é de Sascha Urban e Dorthea Wirwall.

Essa mesinha é um elemento bem rústico e é feita com uma roda de madeira com os pés de uma cadeira de escritório. Super original. Para o tampo, foi usado o vidro.

A decoração com móveis reciclados faz com que a sua casa fique única. Não haverá ninguém com os mesmos desenhos de móveis. Além do mais, você estará contribuindo com o meio ambiente, que receberá menos lixo para ser decomposto. Seja consciente com criatividade, deixando o seu lar ainda mais aconchegante.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL