Menu

Decoração

Atualizado em 19 de abril de 2012, às 17:44 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração com Ladrilhos Hidráulicos: dicas

Para deixar um cômodo da casa com clima retrô, vale a pena inovar o acabamento da parede ou do piso usando ladrilhos hidráulicos.
429740 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos dicas 1 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos: dicasOs ladrilhos hidráulicos dinamizam o visual da cozinha.

Os ladrilhos hidráulicos são peças que permitem revestir um ambiente e deixá-lo com um visual retrô. Esta forma de acabamento atravessou décadas sendo muito usada, garantindo um toque artesanal, colorido e charmoso ao revestimento de um espaço residencial. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao uso de ladrilhos na decoração, é necessário ter bom senso para fazer as composições.

Devido a sua estética, os ladrilhos hidráulicos são capazes de criar um delicioso clima retrô no ambiente decorado. O material, que apresenta diversos detalhes, foi desenvolvido para dar mais personalidade aos cômodos e romper com a monotonia de certos revestimentos neutros, como é o caso dos azulejos.

Considerado um acabamento de sucesso na Europa há décadas atrás, o ladrilho hidráulico foi trazido para o Brasil pelos italianos durante a imigração, que aconteceu durante a década de 20. Não demorou muito para que as peças conquistassem espaço na decoração e, depois de muitos anos, estão sendo relançadas para atribuir um novo rumo a estética residencial.

Como decorar com ladrilhos hidráulicos?

429740 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos dicas 3 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos: dicasLadrilhos hidráulicos aplicados no piso.

Não há uma regra absoluta para usar ladrilhos hidráulicos na decoração, mas é importante trabalhar com bom gosto e criatividade. O revestimento com as peças permite uma variedade de combinações, contando com a possibilidade de combinar até cinco cores por ladrilho.

Devido a sua versatilidade, os ladrilhos hidráulicos podem ser usados para revestir o piso ou a parede. Todos os cômodos da casa são capazes de adquirir um toque de personalidade com o uso do material, incluindo cozinha, banheiro, sala de jantar e sala de estar.

Quando bem aplicado no ambiente, o ladrilho hidráulico tem a capacidade de mudar completamente a proposta da decoração. Por exemplo, o acabamento com várias cores é perfeito para repaginar as paredes de um espaço descontraído, deixando-o mais alegre e charmoso. As peças também podem ser associadas a um clima mais rústico.

429740 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos dicas 2 Decoração com Ladrilhos Hidráulicos: dicasO efeito colorido dos ladrilhos deixa o banheiro com personalidade.

Numa composição totalmente retrô, os ladrilhos hidráulicos também fortalecem a ideia de resgate das tendências e criam uma atmosfera vintage. Como o acabamento tem características que trazem a tona o efeito nostálgico, ele também é carregado de histórias e lembranças de outras épocas.

Mesmo se tratando de um material centenário, o ladrilho hidráulico é um tipo de acabamento resistente e duradouro, capaz de proteger a superfície revestida. No entanto, em algumas situações, as peças precisam ser protegidas com impermeabilizante para evitar manchas e desgastes, esta medida é recomendada principalmente para pisos.

Para preservar os ladrilhos hidráulicos sempre bonitos e vistosos é essencial se preocupar com a manutenção. Não é recomendado usar produtos capazes de danificar o acabamento, por isso prefira fazer a limpeza usando apenas pano úmido e sabão neutro.