Menu

Artesanato

Atualizado em 4 de setembro de 2014, às 10:20 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração com jornal: dicas, como fazer

Saiba tudo sobre ‘Decoração com jornal: dicas, como fazer’ e descubra como tirar o melhor proveito deste material na estética da casa.

Decoração com jornal: dicas, como fazer é o que você está procurando? Então saiba que este material reciclável é extremamente versátil e permite confeccionar diversos objetos decorativos, como cestos, fruteiras, vasos e organizadores. Também é possível explorar a estampa urbana no jornal através de outros materiais.

407968 Decoração com jornal dicas como fazer 22 Decoração com jornal: dicas, como fazerFruteira de jornal. (Foto: Divulgação)

Durante muito tempo as folhas de jornal foram descartadas, ou seja, não eram usadas para fins de reciclagem. No entanto, os artesãos descobriram que, quando o material recebe o tratamento adequado, pode se transformar em belíssimas peças de decoração e também serve de revestimento para as áreas mais descontraídas da casa.

Há várias maneiras de decorar a casa com jornal, explorando a criatividade e o bom-gosto nas combinações. Confira a seguir algumas ideias que prometem repaginar o visual de cada ambiente da residência.

Decoração com jornal: dicas, como fazer

Você está buscando ideias de “decoração com jornal: dicas, como fazer”? Deseja mudar a estética da casa com reciclagem? Quer deixar a sua residência com um visual mais urbano e despojado? Se todas as respostas forem “SIM”, confira a seguir uma seleção de dicas, fotos e vídeos inspiradores:

407968 Decoração com jornal dicas como fazer 9 Decoração com jornal: dicas, como fazerCesto feito de rolinhos de jornal. (Foto: Divulgação)

• Artesanato com jornal

Os objetos de decoração com jornal enfeitam os móveis da casa e deixam os espaços com um toque de personalidade. A base dos trabalhos artesanais está no uso de tiras, entrelaçadas, enroladas e coladas para a montagem de uma peça original e sofisticada.

Com os rolinhos de jornal já prontos, é possível fazer vários enfeites de decoração, como cestos, bolas decorativas, móbiles, baús, potes, fruteiras, luminárias, descanso de panela e porta-retrato. Se você não gosta da estampa do jornal, então pode caprichar no acabamento final com tinta colorida ou verniz. Alguns trabalhos são tão impecáveis que nem parecem que foram feitos com jornal.

Além dos rolinhos, também é possível trabalhar com pedaços rasgados de jornal, fazendo uma espécie de colagem. Esta técnica, inclusive, vem sendo usada para confeccionar vasos decorativos, tendo como base um balão cheio para fazer o formato da peça.

Confira a seguir 3 vídeos que mostram o passo a passo para fazer peças decorativas com jornal.

• Jornal na parede

Muitas pessoas não estão interessadas no artesanato com jornal em si, mas sim na estampa descontraída deste material. Uma ideia interessante de decoração é usar o jornal como papel de parede. Comece selecionando matérias que realmente combinem com você, pois as palavras e imagens vão estampar um lugar muito pessoal da casa, como é o caso do quarto.

407968 Decoração com jornal dicas como fazer 1 Decoração com jornal: dicas, como fazerJornais fixados na parede de forma irregular para montar um painel.

O trabalho é bem simples de fazer. Comece selecionando as páginas de jornal de forma aleatória, procurando valorizar aquelas com manchetes, textos pequenos e imagens. Se você gosta de cinema e música, por exemplo, escolha o caderno de entretenimento para fazer este trabalho. Espalhe poliuretano na parte de trás de cada folha de jornal e fixe na parede, tomando cuidado para não formar rugas. Remova as sobras com a ajuda de um estilete. Se você não quer um acabamento permanecente, então a aplicação pode ser feita com cola branca ao invés de poliuretano.

Veja também: Decoração de parede com jornais – dicas, fotos

Ao fazer uma seleção com as melhores imagens e escritos, é possível obter um acabamento ainda mais diferenciado e com atitude. O painel feito com jornal normalmente explora o que há de mais charmoso no efeito preto/branco e recria a identidade visual de um cômodo.

Confira a seguir uma decoração criativa, feita com páginas de mangá:

Roupa de cama com estampa de jornal.

O sucesso do jornal na decoração da casa é tão evidente que ele foi incorporado nas estampas de vários produtos, como é o caso do jogo de cama. A estética é bem interessante, contemporânea e urbana, sendo perfeita para compor o visual de um quarto mais despojado.

Na loja virtual LM Enxovais é possível encontrar um edredom com estampa de jornal de solteiro por apenas R$ 149,00. O modelo é super estiloso e 100% algodão.

Fotos de decoração com jornal

Agora que você já sabe tudo sobre “decoração com jornal: dicas, como fazer”, não perca tempo e inove o visual da sua casa.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.