Menu

Decoração

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 20:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração Com Bolas De Isopor

decoração com bolas de isopor Decoração Com Bolas De Isopor

As bolas de isopor podem ser usadas na decoração para diferentes finalidades, mas quase sempre elas acabam aproveitando o que existe de mais criativo no artesanato. Pequenas, médias ou grandes, as peças podem dar origem a enfeites temáticos ou mesmo a objetos de decoração que fazem a diferença num determinado projeto.

O isopor se apresenta como um material versátil, capaz de dar origem a diferentes peças dependendo do seu acabamento. As bolinhas são leves e adaptáveis, por isso elas estão servindo de recursos para inúmeras peças. Alguns trabalhos conseguem definitivamente transformar o isopor, sendo que as pessoas nem notam que se trata desse material.

A decoração com bolas de isopor costuma valorizar uma data comemorativa ou ser inserida no visual de um ambiente apenas por uma questão estética, temática. São inúmeras idéias que podem ser exploradas nesse contexto e permitem que a imaginação se sobressaia de maneira bem original.

Como usar bolas de isopor na decoração?

decoração com bolas de isopor 3 Decoração Com Bolas De Isopor

Uma dica de ocasião consiste em transformar as bolas de isopor em enfeites para a árvore de natal. Essa sugestão tem sido valorizada pelas pessoas que desejam inovar a decoração natalina e personalizá-la de forma bem impactante. Nesse caso, as tradicionais bolinhas que quebram com facilidade são substituídas por um material mais leve e resistente, o isopor.

Dê preferência às bolas médias ou pequenas para confeccionar os ornamentos de natal e se preocupe em criar um acabamento criativo para a peça. Primeiramente lixe a bolinha, removendo dessa forma a marcação central. Use tintas para pintar as peças, dando preferência para as cores vermelho, dourado, verde e prata.

Compre ainda um kit craquelê para dar um visual customizado e diferente aos enfeites. Ao final do trabalho, as bolas ficam com brilho e exibem um elegante efeito rachado. Além de decorar árvores de natal, essas mesmas peças podem ser usadas para montar guirlandas e arranjos.

Para entender melhor o passo a passo, confira o vídeo a seguir:

As bolas de isopor decoradas podem ser usadas de outras formas na decoração, atuando com personalidade sobre o visual de determinados espaços em casa. Há pessoas que usam técnicas de pintura para customizar a peça, reproduzindo alguma ilustração bonita e detalhada para fazer uma espécie de enfeite. A bola de isopor também pode ser decorada com tecidos através dos trabalhos com patchwork, uma técnica que aproveita retalhos e cria efeitos maravilhosos na peça.

Alguns artesões ainda usam a bola de isopor decorada como um dos elementos para confeccionar um objeto de decoração para casa. Uma topiaria com palha de milho estruturada numa bola de isopor é uma das tantas sugestões que transformar um simples isopor numa verdadeira obra de arte. As bolas de isopor também encontram espaço na decoração de festas infantis, como é o caso da topiaria decorada com gomas coloridas.

decoração com bolas de isopor 2 Decoração Com Bolas De Isopor

Outra idéia interessante consiste em revestir as bolas de isopor com sementes ou feijões e depois colocá-las numa fruteira para decorar a sala de estar. Trata-se de uma forma de decoração sofisticada e ninguém supõem do que o enfeite é feito.

decoração com bolas de isopor 1 Decoração Com Bolas De Isopor

Para quem deseja confeccionar algo ainda mais inovador com isopor, vale a pena apostar nas luminárias pendentes. O passo a passo pode ser um pouco mais trabalhoso do que as outras idéias, mas os resultados prometem solucionar com personalidade as necessidades de iluminação em determinadas áreas da casa. Nesses casos será necessário adaptar o isopor ao sistema de luz.

Seja criativo e tenha bom-gosto para dar forma aos seus objetos de decoração com isopor e fique por dentro das principais técnicas artesanais.