Menu

Serviços

Atualizado em 23 de janeiro de 2012, às 19:30 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dataprev – Agendamento Auxílio Doença

Use a internet para fazer o requerimento do auxílio-doença direto do site do Dataprev.
381554 Dataprev Agendamento Auxílio Doença Dataprev   Agendamento Auxílio DoençaO auxílio doença é um benefício da Previdência Social

Caso o empregado esteja com alguma doença ou tenha sofrido um acidente durante o trabalho, ele pode se sentir a vontade para entrar em contato com o INSS e fazer o requerimento do auxílio doença. Graças ao sistema do Dataprev, empresa responsável pela gestão de dados da previdência, o agendamento pode ser efetuado pela internet.

O que é auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício oferecido pela Previdência Social para satisfazer as necessidades dos trabalhadores brasileiros. Caso o profissional com carteira assinada sofra algum acidente ou problema de saúde, ele pode solicitar o auxílio junto ao INSS para conseguir se afastar das atividades profissionais sem ser prejudicado financeiramente.

Durante os primeiros 15 dias, o empregador é responsável por remunerar o seu funcionário afastado. A partir do 16º dia, a Previdência Social se responsabiliza pelo benefício. Em todo caso, o trabalhador precisa comprovar sua incapacidade para realizar as funções e estar de acordo com os critérios do INSS.

O auxílio doença somente pode ser solicitado quando o funcionário já possui no mínimo 12 meses de contribuição. Ele deve ainda passar por perícia médica para comprovar os seus problemas de saúde que o impedem de trabalhar. A Previdência Social recomenda exames médicos periódicos para acompanhar o quadro e, dependendo da situação, o trabalhador precisa ser submetido à reabilitação profissional.

381554 Dataprev Agendamento Auxílio Doença 1 Dataprev   Agendamento Auxílio DoençaPara receber auxílio doença, ainda é necessário se submeter a perícia médica

Como requerer ao auxílio doença?

A galeria de serviços online do Dataprev inclui o auxílio doença e solicita alguns dados do contribuinte. O requerimento só será efetuado depois de preencher as informações, tais como NIT (Número de Identificação do Trabalhador), nome completo, data de nascimento, CPF, nome do pai, nome da mãe, categoria profissional, constante do atestado médico e data do último trabalho.

Ao acessar ‘Requerimento’ no site do Dataprev, o usuário será direcionado para outra página do Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade. Em seguida, informe o estado e município. Informações sobre data e agência disponível para perícia serão mostrada na página. Ao avançar no sistema, o contribuinte deve preencher um formulário para gerar o número do requerimento.

Novidade

O Dataprev tem criado cada vez mais facilidades para a Previdência Social e o agendamento do auxílio doença pela internet é um bom exemplo deste avanço. Mais facilidades já foram previstas pelo INSS para os próximos anos, como é o caso do afastamento sem perícia médica a partir de 2013. A princípio será um projeto-piloto aplicado em algumas cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. A nova medida para reger o auxílio-doença surgiu diante da grande demanda de solicitações de perícia. A burocracia promete ser menor, mas os cuidados com as fraudes deverão ser redobrados.

Acesse o site do Dataprev para fazer o requerimento.