Menu

Bem Estar

Atualizado em 6 de março de 2012, às 20:35 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Danças que ajudam a queimar calorias

O primeiro passo é soltar o corpo e se deixar levar pelos ritmos contagiantes, que contribuem para o bem-estar e ainda promovem a queima das calorias.

As academias estão bombando com estilos variados de dança que convidam a usufruir dos inúmeros benefícios dessa arte antiga, que é uma atividade física completa. No compasso da música é possível queimar calorias, divertir-se e, de quebra, elevar a autoestima. Enquanto o corpo se envolve com o ritmo, é trabalhada a força, flexibilidade e a coordenação motora, propiciando uma excelente forma de eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis.

Confira algumas modalidades de dança que contribui na queima de calorias

  • Street dance

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 500 calorias

Benefícios: auxilia o emagrecimento, proporciona melhora do condicionamento físico, coordenação motora, agilidade e ritmo. A aula é motivadora e excelente para combater as tensões do dia a dia.

Com que roupa eu vou: boné, tênis, roupas leves e confortáveis (as mais soltas dão um “toque” especial).

Como se dança: combina dança de rua, hip hop, jazz e muita ginga. No início são executados movimentos simples que, gradualmente, fica mais elaborado. A dinâmica é contagiante e divertida.

O melhor hit: Just Timberlake, Beyoncé, Snoop Dogg e Pussycat Dolls.

 

405033 As aulas de strret dance combina dança de rua com muita ginga Danças que ajudam a queimar caloriasA aula de strret dance combina dança de rua com muita ginga
  • Ritmos variados

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 500 calorias

Benefícios: A prática estimula a socialização, melhora o condicionamento cardiovascular e coordenação motora. Há grande benefício para a memória, além de muita diversão e relaxamento.

Com que roupa eu vou: tênis adequado, roupas leves e próprias para a prática de exercícios físicos.

Como se dança: para cada perfil musical apresentado há uma coreografia própria. No “axé”, são feitos passos simples e rápidos com predominância para pequenos saltos e balanço no quadril. Já na “dance music”, as batidas empolgantes animam os participantes, remetendo ao ambiente das danceterias. Para finalizar, passos de “street dance”.

Vale a dica: a modalidade não é indicada para quem apresenta desvio de coluna acentuado ou problemas cardíacos e musculares.

O melhor hit: Lady Gaga, Claudia Leitte e Britney Spears.

  • Mix dance

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 200 calorias

Benefícios: são trabalhados todos os grupos musculares, principalmente os membros inferiores. A prática promove o bem-estar emocional e colabora com a desenvoltura dos mais tímidos.

Com que roupa eu vou: peças confortáveis e um calçado que deslize com facilidade.

Como se dança: na aula, são ensinados passos individuais para aquecer e, na sequência, dança-se em dupla. No ritmo da “salsa”, os quadris ficam relaxados, havendo grande movimentação dos braços (tanto para a direita quanto para a esquerda). Para entrar no embalo do “rock ‘n’ roll”, as músicas dos anos 60 animam os participantes que movem todo o corpo. Compondo essa “mistura”, os dançarinos entram no clima da música country/ sertaneja. A coreografia consiste em andar, girar e cruzar os pés de forma cadenciada e sincronizada.

O melhor hit: Gloria Estefan (salsa), Beatles (rock ‘n’ roll), Rio Negro & Solimões e Shania Twain (sertanejo/country music).

 

405033 A dança de salão tem um gasto de 300 calorias por aula Danças que ajudam a queimar caloriasA dança de salão tem um gasto de 300 calorias por aula
  • Dança de salão

Duração da aula: 1h30

Gasto calórico por aula: 300 calorias

Benefícios: aumenta a flexibilidade e a força, exercita os músculos de forma suave, melhora a circulação sanguínea, postura e alinhamento corporal.

Com que roupa eu vou: peças próprias para ginástica e tênis. No entanto, alguns alunos (mais ousados) vão a caráter. Outros, mais à vontade, dispensam o calçado e usam apenas meias.

Como se dança: são ensinados passos de forró, gafieira, samba, salsa e merengue. O professor, além de orientar a coreografia e apresentar as técnicas de ginga desses ritmos, também dança com o aluno.

O melhor hit: Maria Rita, Jorge Aragão, Jorge Ben Jor, Bando de Maria, Rastapé, Falamansa.

  • Samba

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 300 a 400 calorias

Benefícios: além do clima de alegria da aula, há um ótimo trabalho de fortalecimento corporal. O aluno adquire enrijecimento de coxas, glúteos e noções de lateralidade e condicionamento cardiovascular.

Com que roupa eu vou: roupas arejadas e tênis apropriados para dança (os de corrida não são indicados).

Como se dança: as batidas do samba criam o compasso que movimenta o corpo a partir dos pés. Os gestos e movimentos vibrantes são ensinados em passos individuais, enquanto os alunos se entregam ao swing contagiante.

O melhor hit: Martinália, Leci Brandão e Fabiana Cozza.

  • Aero jazz

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 300 a 400 calorias

Benefícios: há aumento da coordenação motora, diminuição da gordura corporal, enrijecimento da musculatura, melhora do sistema cardiorrespiratório, e condicionamento físico. Colabora para o bem-estar, alivia o estresse e gera autoconfiança.

Com que roupa eu vou: as mais confortáveis, feitas com tecidos que facilitam a transpiração.

Como se dança: os passos são coreografados em uma combinação de movimentos do jazz com ginástica aeróbica. A aula é conduzida ao som da “House Dance”, música estimulante que empolga todos os alunos.

O melhor hit: house dance.

  • Dança do ventre

Duração da aula: 1h

Gasto calórico por aula: 400 calorias

Benefícios: reeduca a postura, auxilia a coordenação motora e tonifica os músculos.  Massageia os órgãos internos e “desbloqueia” a respiração. Tem ainda a vantagem de melhorar a autoestima.

Com que roupa eu vou: iniciantes: snuj (espécie de “castanhola”) e véu – intermediários: snuj, véu, vela e pandeiro – avançados: snuj, véu, espada, punhal e candelabro.

Como se dança: as movimentações são marcadas pelas ondulações do quadril, tronco, braços e mãos.

Vale a dica: pessoas com problemas graves de coluna devem evitar sua prática.

O melhor hit: Mario Kirlis e Mohamad Azra.

405033 A dança do ventre reeduca a postura auxilia a coordenação motora e tonifica os músculos. Ainda queima cerca de 400 por aula. Danças que ajudam a queimar caloriasA dança do ventre reeduca a postura, auxilia a coordenação motora e tonifica os músculos

Não se deixe vencer por timidez ou pela velha desculpa da falta de tempo, reserve ao menos uma hora da sua semana para a dança. Em pouco tempo, perceberá as diferenças em sua resistência e em sua forma física. E ainda terá se divertido muito!