Menu

Criança

Atualizado em 10 de junho de 2011, às 10:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Danças para Festa Junina Infantil

quadrilha1 Danças para Festa Junina Infantil

As festas juninas ocorrem todos os anos no Brasil e em muitos países do mundo. No nosso país essa comemoração tornou-se uma tradição que é seguida a risca. Quando chega o mês de Junho é muito comum vermos diversos cartazes anunciando festas juninas de escolas, instituições, empregadores, comunidades, etc. Não tem quem não goste de uma boa festa junina com muita comida típica, como doces caseiros, bebidas, como quentão e vinho quente, brincadeiras, como pesca e boca do palhaço, diversão, música e muita dança.

Esse tipo de comemoração precisa de um público e decoração especial, é preferível que o pessoal entre no clima da festa e venha caracterizado como caipira usando chapéus, camisas, calças e vestidos xadrez. A decoração é essencial colocar alguns balões pendurados, algumas bandeiras coloridas, nomes e enfeites em cada barraca e muitas outros detalhes que aos poucos fazem de uma pequena festa uma junina.

Para as festas juninas infantis, geralmente oferecidas por escolas, não deve faltar a famosa quadrilha dançada pelas crianças. A professora deve preparar os seus alunos para fazer a apresentação aos pais.

A quadrilha é uma contradança que surgiu na Holanda, virou febre na França durante o século XVIII e por fim tornou-se muito popular nos salões aristocráticos e burguês do século XIX por todo o mundo ocidental. A festa chegou ao Brasil durante o período regencial e fez muito sucesso nos salões brasileiros do século XIX, depois de algum tempo caiu no gosto do povo que alterou alguns passos e até mesmo a música.

quadrilha2 Danças para Festa Junina Infantil

É muito simples dançar quadrilha, não existe segredo algum e muito menos exigências. Para isso é necessário ter uma música caipira ou um grupo que toque alguns instrumentos como a sanfona e o triângulo. Depois de escolher a música basta separar as crianças em pares, meninas com meninos. Formados os pares, basta ensinar alguns passos. Um animador, no caso o professor ou professora, vai pronunciando frases enquanto os casais se movimentam de acordo de com as mesmas.

Essas frases são muito fáceis e geralmente são as mesmas usadas em todas as quadrilhas, porém podem ser feitas algumas alterações para satisfazer o gosto da criançada. Conheça alguns comandos da dança:

Passos básicos:

Balancê: balançar o corpo no ritmo da música, normalmente é usado com grito de incentivo muitas vezes, repetido toda vez que é finalizado um passo.

Returnê: voltar aos seus lugares.

Tur: dar uma volta pelo pático em casais seguindo a fila.

A Dança:

1)      Antes de tudo forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros, uma distante e em frente a outra.

2)      Inicie o balancê

3)      Cavalheiros cumprimentar as damas indo diretamente à elas e tirando o chapéu.

4)      Damas cumprimentar os cavalheiros indo diretamente à eles com mesura, levantando levemente a barra da saia.

5)      Grande passeio (tur) juntando os pares

6)      Trocar de Dama

7)      Trocar de Cavalheiro

8)      Voltar os pares

9)      O Túnel: os casais levantam os braços formando um arco imitando um túnel, os casais que estão por último vão passando por dentro do túnel, um de cada vez, até que todos passem.

10)   Caminho da roça: passeio em fila dos casais

11)   Anunciante diz: Olha a Cobra! – Todos pulam e mudam de direção – É mentira – Todos voltam a direção anterior. Outros gritos como estes podem ser usados como: “A ponte quebrou”, “Olha a chuva”, etc.

Muitos outros passos podem ser usados na quadrilha, basta ter muita imaginação.

quadrilha3 Danças para Festa Junina Infantil

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.