Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Danças de São João para o maternal

Confira dicas de danças de festa junina e aprenda como ensaiar uma quadrilha com as crianças.
0 5 Votos 0 - Votar

As danças de são joão para maternal já começaram a ser ensaiadas em todo o país. Para que as apresentações fiquem impecáveis, os professores mobilizam os alunos, escolhem músicas bem animadas e apresentam passos simples. Se a tradicional quadrilha parecer muito completa, existem outros tipos de danças que podem ser bem executadas na educação infantil. Leia a matéria e confira dicas.

208988 Danças de São João para o maternal 5 Danças de São João para o maternal Danças de São João para o maternal. (Foto: Divulgação)

O período das festas juninas é marcado pelas comidas típicas, bandeirolas, fogueiras, simpatias e brincadeiras. A beleza de uma quadrilha junina desperta a atenção de todo mundo, inclusive dos pequeninos do maternal.

Leia mais: Como organizar quadrilha

Danças de São João para o maternal

A grande maioria das escolinhas do maternal realiza a festinha junina para as crianças, com direito a quadrilha. Quando bem ensaiada, essa dança fica muito bonita e torna-se uma brincadeira de criança que encanta adultos.

Entre as opções de danças de são joão para maternal para a criançada estão às chamadas danças do matuto, dança da ema e dança do forró pé de serra, são fáceis e não exigem grandes esforços da criançada.

Quadrilha para o maternal

Considerando a quadrilha uma grande brincadeira, as crianças conseguem assimilar mais os passos e podem desenvolver uma excelente dança de São João. Cabe aos professores monitorar e narrar os comandos. Algumas escolinhas trabalham com o ensino das tradicionais danças de São João, valorizam o autêntico forró nordestino e repassam toda a alegria desta festa que é a mais brasileira e nordestina do país.

Para os professores que trabalham com crianças de 03 a 9 anos, a festa junina é uma data muito importante no calendário. A apresentação da dança normalmente acontece no encerramento no semestre, em uma festa que conta com a presença dos pais. O desafio, no entanto, é desenvolver uma atividade livre de cobranças, com um ambiente recreativo e feliz.

Veja também: Roupas de Festa Junina Infantil

Passos da quadrilha no maternal

208988 Danças de São João para o maternal 8 Danças de São João para o maternal Os professores devem ajudar as crianças com os ensaios. (Foto: Divulgação)

Algumas dancinhas são obrigatoriedade nestas quadrilhas para o maternal, como a dança do requebradinho, forrozinho do cabrobó, entre outras, que devem ser trabalhadas pelos instrutores. Os ritmos corporais, executados individualmente ou em pares, devem ser embalados por uma música típica.

É importante saber escolher a música da dança, pois só assim os alunos do maternal vão conseguir executar a coreografia. Entre as canções apropriadas, estão: Cai cai balão, Pula a Fogueira, Quadrilha da Xuxa, O Balão tá subindo e Noite de São João.

Como organizar uma quadrilha no maternal?

208988 Danças de São João para o maternal 7 Danças de São João para o maternal A quadrilha precisa ser divertida e ter passos simples. (Foto: Divulgação)

1º passo

Para quem pretende realizar ainda este ano uma quadrilha com a criançada é bom que primeiro trabalhe com eles o tema em sala de aula. Fale sobre o que significa, ressaltando o folclore, pois assim os alunos aprendem e criam uma expectativa.

2º passo

Apresente as músicas de festa junina e, se for preciso, monte os pares de alunos para a dança.

3º passo

Por último ensaie bem a coreografia da quadrilha, cuidando de cada passo com atenção e repetindo até o mesmo ser assimilado por todas as crianças. O segredo do aprendizado da criançada está na forma que o instrutor.

Mais atividades para o maternal

208988 Danças de São João para o maternal 6 Danças de São João para o maternal Crianças do maternal dançando. (Foto: Divulgação)

Dentre as muitas atividades para a festa junina do maternal estão à confecção de bandeirolas, balões de enfeite, roupinhas típicas, entre muitos outros detalhes que envolvem as crianças no ambiente de criatividade e descontração. O bom de se trabalhar a festa junina com o maternal é que eles acabam tomando contato com a pura cultura e folclore brasileiro, participam da diversão criando a ideia que a escolinha é um lugar legal e aprende com muito mais satisfação e prazer.

Saiba mais: Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Gostou das dicas de danças de são joão para maternal? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL