Menu

Criança

Atualizado em 17 de junho de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Danças de São João para o maternal

1181769668 014festajunina2006 300x225 Danças de São João para o maternal

O período das festas juninas é marcado pelas comidas típicas, cores das bandeirolas, fogueira, simpatias, sobretudo, para casamento, e pelas quadrilhas que ao som do autêntico forró pé de serra alegra de grego a troianos. A beleza de uma quadrilha junina desperta a atenção de todo mundo, inclusive dos pequeninos do maternal que amam brincar esta festinha em que se fantasiam com chapéu de palha, roupa cosida por remendos, bandeirolas, balões, enfim, muita diversão e brincadeiras.

A grande maioria das escolinhas do maternal realiza a festinha junina para as crianças com direito a quadrilha que quando bem ensaiada fica muito bonita e torna-se uma brincadeira de criança que encanta adultos. Entre as opções de coreografias para a criançada estão às chamadas danças do matuto, dança da ema e dança do forró pé de serra, são fáceis e não exigem grandes esforços da criançada.

Considerando a quadrilha uma grande brincadeira as crianças conseguem assimilar mais e podem desenvolver uma excelente dança de São João ao passo que são bem dirigidas por professores. Algumas escolinhas trabalham com o ensino das tradicionais danças de São João, valorizam o autêntico forró nordestino e repassam toda a alegria desta festa que é a mais brasileira e nordestina do país.

Para os professores que trabalham com crianças de 03 a 10 anos com festinhas juninas é bastante divertido ver a forma que elas se interessam e participam das brincadeiras. Segundo os mesmos é necessário que o instrutor saiba como lidar com elas sem fazê-las encararem a brincadeira como uma coisa chata e cansativa, mas, uma festa divertida e que proporciona muita brincadeira o que faz do ambiente recreativo mais feliz!

Algumas dancinhas são obrigatoriedade nestas quadrilhas para o maternal, como a dança do requebradinho, forrozinho do cabrobó, entre outras, que devem ser trabalhadas pelos instrutores. Este ano a maioria das escolinhas do maternal está organizando as festinhas juninas com muita comida típica, brincadeiras, dancinhas, enfim, muita diversão para a criançada.

Nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro existem encontros de várias escolinhas que desenvolvem brincadeiras coletivas. Geralmente nessas festas para a criançada ocorrem as disputas de quadrilhas, gincanas e muitas outras atrações recreativas que fazem o contato destes pequenos alunos do maternal serem mais intenso uns com os outros.

É importante saber escolher as músicas para que as crianças possam desenvolver melhor às coreografias. Musicas como São João, Noite de festas, São João na roça, entre muitas outras não podem faltar. Para quem deseja baixar algumas dessas músicas basta clicar no link: http://www.krafta.info/br/search/Musicas-De-Sao-Joao-Para-O-Maternal/1/mp3.

Dentre as muitas atividades para a festa junina do maternal estão à confecção de bandeirolas, balões de enfeite, roupinhas típicas, entre muitos outros detalhes que envolvem as crianças no ambiente de criatividade e descontração. O bom de se trabalhar a festa junina com o maternal é que eles acabam tomando contato com a pura cultura e folclore brasileiro, participam da diversão criando a idéia que a escolinha é um lugar legal e aprende com muito mais satisfação e prazer.

arraia 8881 300x159 Danças de São João para o maternal

Para quem pretende realizar ainda este ano uma quadrilha com a criançada é bom que primeiro trabalhe com eles o tema, o que significa, pode ressaltar o folclore, assim eles aprendem e criam uma expectativa. Em segundo lugar é recomendável trazê-los para o ambiente de criatividade e com muito acompanhamento ensiná-los a criar bandeirolas, se caracterizarem etc.

Por último ensaie bem a coreografia das quadrilhas com as musicas tradicionais, valorizando o ensino de que é mais uma cultura nordestina, que foi herdada pelos descobridores do Brasil e que hoje está em todo o país, entre outros detalhes. O segredo do aprendizado da criançada está na forma que o instrutor ensina assim você pode aproveitar a festinha para educar ainda mais essa criançada do maternal.

É recomendável que seja desenvolvido uma cidadezinha ou arraial para criar um ambiente mágico para a criançada, eles não só irão gostar muito, mas, entreter mais e deixar menos serviço aos instrutores. Alguns pais preferem que os seus filhos sejam mais poupados nas festinhas para não cansarem e até certo ponto estão corretos, não abuse do potencial físico, obviamente uma quadrilha grande e completa não será possível para as crianças realizarem e muito menos haverá perfeição.

Considerando tudo uma brincadeira é que você deverá promover a dança de São João com os seus alunos do maternal sem deixá-los cansados. Não se esqueça que a intenção maior é brincar com eles e de alguma forma educá-los quanto ao sentido cultural da festinha junina. Assim você terá a melhor quadrilha par5a o maternal que pode ser realizada em sua região. Esperamos que tenham gostado das dicas e boas festas juninas para todos vocês, com muita canjica e docinhos para a criançada e bastante quentão para os pais.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.