Dança do ventre: passos básicos, benefícios

PUBLICIDADE

A dança do ventre é uma forma de exercitar o corpo de forma poética e sem vulgaridade, com movimentos de abdômen e muitos gestos com as mãos ou auxílio de um véu. Os passos delicados ativam, ainda mais, o lado feminino e sensual da mulher, já que, simbolicamente, a dança do ventre representa a fertilidade e o nascimento.

Qualquer mulher pode se aventurar na dança do ventre, mesmo as que estão com uns quilinhos  a mais, para dançar é preciso ter atitude e não um corpo escultural!

Passos básicos da dança do ventre

PUBLICIDADE

Passo 1 – Oito para frente

Com os pés em paralelo, joelhos flexionados e os braços para cima (mãos encontrando-se em cima da cabeça), inicie os movimentos com o quadril, formando um oito imaginário, na horizontal. Os joelhos podem se movimentar, enquanto  forma o oito na horizontal e os calcanhares podem sair do chão, alternadamente.

Passo 2 – “Ondulação”

Esse passo exige concentração e respiração, deve-se encher a parte superior da barriga e empurrar o ar para baixo, mas com o tronco imóvel. Tente fazer o contrário também, de baixo para cima. Outra tentativa exige respiração rápida na barriga, a famosa respiração cachorrinhos, que produz um tremido na região da barriga. O simbolismo desse movimento é o ato de dar à luz a um filho.

PUBLICIDADE

Passo 3 – Braços de serpente

Esse movimento é muito fácil e utiliza os braços que fazem ondulações no espaço, ao lado do corpo. Inicie levantando o braço direito na altura dos ombros, projetando as costelas na mesma direção (direita) , como se fosse empurrar algum objeto com o tronco. O braço esquerdo se abre devagar em oposição com o outro braço, que já está levantado, é importante que os dois braços fiquem sempre em posições contrárias, um em cima e outro embaixo.

PUBLICIDADE

Vídeo com passos básicos da dança do ventre

Para aprender com vídeos, clique aqui e confira a primeira parte, de quatro vídeos explicativos, com os passos da dança do ventre para iniciantes.

Benefícios da dança do ventre

PUBLICIDADE

A dança do ventre traz vários benefícios ao seu corpo e a sua autoestima. Confira a lista abaixo:

– Autoestima elevada: a mulher se sente mais bonita, feminina e sensual. Isso combate a depressão e faz brotar novamente a alegria da vida.

– Contra envelhecimento: os passos fortalecem e ativam a memória, previnem o Mal de Parkinson e Alzheimer.

PUBLICIDADE

– Sintomas da menopausa: alivia os sintomas que tanto incomodam a mulher na menopausa.

– Relaxa o corpo: a mulher se sente leve e calma, o que garante alívio do mal estar, prisão de ventre e o fim da insônia.

– Saúde e boa forma: melhora articulações e o tônus muscular.

Leia também:

1 comentário

  • Adoro dança do ventre fiz durante 2 anos e fiquei fascinada com a arte , gostei muito desse site

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.