Cursos técnicos no Paraná 2016

As inscrições para Cursos técnicos no Paraná 2016 começaram nessa segunda-feira (16). As vagas estão sendo disponibilizadas gratuitamente pela Secretaria da Educação do Paraná. Leia a matéria e veja como participar do processo seletivo.

Cursos técnicos no Paraná 2016. (Foto Ilustrativa)
Cursos técnicos no Paraná 2016. (Foto Ilustrativa)

A Secretaria da Educação tem se preocupado cada vez mais com a formação profissional da população paranaense. Por conta disso, ela oferta 61 cursos técnicos gratuitos em 353 estabelecimentos de ensino de183 cidades do estado, através da rede estadual de ensino. De acordo com Ana Seres, secretaria da educação, as escolas procuram oferecer um ensino de qualidade aos alunos e sem qualquer tipo de custo.

Leia mais: Cursos técnicos Senac Paraná 2015

Cursos técnicos no Paraná 2016

Os cursos serão realizados nos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). (Foto Ilustrativa)
Os cursos serão realizados nos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). (Foto Ilustrativa)

Os Cursos técnicos no Paraná 2016 serão realizados em todo o estado do Paraná, mais precisamente nos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) e nos Colégios Agrícolas Estaduais. Entre as habilitações técnicas com inscrições abertas, vale destacar: Biotecnologia, Eletromecânica, Edificações, Mecânica, Eletrônica, Química e Meio Ambiente.

A variedade de cursos profissionalizantes procura atender alunos de todas as faixas etárias. Quem tem mais de 17 anos e já concluiu o ensino médio, por exemplo, pode optar pela modalidade subsequente ou concomitante. Por outro lado, os jovens que estão ingressando no ensino médio (com 14 ou 15 anos) podem participar da modalidade que integra a educação profissional às disciplinas do ensino médio.

Técnico em Química é uma opção de curso. (Foto Ilustrativa)
Técnico em Química é uma opção de curso. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Senai Paraná: Cursos Técnicos PR

As pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio também estão sendo beneficiadas pela Secretaria da Educação. Elas podem se matricular nos cursos da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos). Dessa forma, as disciplinas técnicas são integradas àquelas que pertencem a grade do ensino médio.

Além de promover cursos técnicos gratuitos, a Secretaria de Estado da Educação também se preocupa em proporcionar condições para que os alunos consigam estudar com mais facilidade. A rede estadual conta atualmente com 19 centros focados em ensino superior, que oferecem salas de estudo, refeitórios, laboratórios, bibliotecas, equipamentos para aulas práticas, ginásios esportivos e até mesmo dormitórios.

Veja também: Senai Londrina: Inscrições para cursos técnicos gratuitos

Inscrições abertas

Inscreva-se até o dia 20 de novembro. (Foto Ilustrativa)
Inscreva-se até o dia 20 de novembro. (Foto Ilustrativa)

Quem tem interesse pelos Cursos técnicos no Paraná 2016 deve se inscrever entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015. O cadastro pode ser realizado pessoalmente em uma das unidades escolares ofertantes. Também é possível fazer a inscrição pela internet, acessando os respectivos sites dos Centros Estaduais de Educação Profissional e Colégios Agrícolas Estaduais. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação profissional.

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0