Cursos Profissionalizantes Gratuitos no Rio de Janeiro 2012

PUBLICIDADE
Faetec oferecerá cerca de 112.090 vagas em cursos profissionalizantes (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira, 9 de janeiro de 2012, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário de Ciências e Tecnologia, Alexandre Cardoso, anunciaram à imprensa que cerca de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes serão ofertadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e outras instituições parceiras, gratuitamente. O montante de oportunidades disponibilizada pela instituição será o maior de toda a sua história, de acordo com dados do governo estadual.

Só na cidade maravilhosa o projeto vai disponibilizar 23.170 vagas, sendo que 9.849 serão para Caxias do Sul, 4.805 vão contemplar São Gonçalo, 3.927 devem ser destinado para Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e a população de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, poderá contar com 4.589 oportunidades de profissionalização técnica.

Os interessados devem se inscrever por meio da internet (Foto: Divulgação)

As inscrições começaram no último dia 10 de janeiro, terça-feira, e terminarão no dia 30 deste mês. Os inscritos serão submetidos a um sorteio, que deve acontecer no dia 31, e o período de matrícula para os cursos escolhidos terá início no dia 1° do próximo mês, com encerramento previsto para o dia 17 de fevereiro. Já as aulas devem começar no dia 27 de fevereiro. Em caso de vagas remanescentes terá uma reclassificação, que acontecerá entre o dia 27 de fevereiro e 6 de março.

PUBLICIDADE

Os cursos acontecerão nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica, nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e pelos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), que estão distribuídos em todo o estado do Rio de Janeiro.  Os selecionados para ingressarem nos cursos devem comparecer nas unidades escolares em que foram sorteados, portando a certidão de nascimento ou casamento, CPF, documento de identificação com foto, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Com essa iniciativa o Governo Federal e Estadual pretende dar maior oportunidade ao cidadão (Foto: Divulgação)

Para concorrer a uma das vagas do projeto é necessário acessar o site  www.faetec.rj.gov.br/sca, de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 17h. Para saber quais cursos estão disponíveis na região em que  mora acesse o site da Faetec. Também é possível ter mais informações por meio dos telefones 2332-4085 e 2332-4083. Para cada curso existem requisitos específicos, que também podem ser consultados no portal da Faetec. Com o projeto, o Governo Estadual e Federal pretendem capacitar cidadãos para um ingresso com maior facilidade no mercado de trabalho.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.