Menu

Cursos

Atualizado em 11 de janeiro de 2012, às 17:30 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Cursos Profissionalizantes Gratuitos no Rio de Janeiro 2012

As incrições para os cursos acontecem até o dia 30 de janeiro, e serão realizadas através do site da Faetec.
375116 06 MHG faetec5 Cursos Profissionalizantes Gratuitos no Rio de Janeiro 2012Faetec oferecerá cerca de 112.090 vagas em cursos profissionalizantes (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira, 9 de janeiro de 2012, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário de Ciências e Tecnologia, Alexandre Cardoso, anunciaram à imprensa que cerca de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes serão ofertadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e outras instituições parceiras, gratuitamente. O montante de oportunidades disponibilizada pela instituição será o maior de toda a sua história, de acordo com dados do governo estadual.

Só na cidade maravilhosa o projeto vai disponibilizar 23.170 vagas, sendo que 9.849 serão para Caxias do Sul, 4.805 vão contemplar São Gonçalo, 3.927 devem ser destinado para Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e a população de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, poderá contar com 4.589 oportunidades de profissionalização técnica.

375116 generic internet user 02 Cursos Profissionalizantes Gratuitos no Rio de Janeiro 2012Os interessados devem se inscrever por meio da internet (Foto: Divulgação)

As inscrições começaram no último dia 10 de janeiro, terça-feira, e terminarão no dia 30 deste mês. Os inscritos serão submetidos a um sorteio, que deve acontecer no dia 31, e o período de matrícula para os cursos escolhidos terá início no dia 1° do próximo mês, com encerramento previsto para o dia 17 de fevereiro. Já as aulas devem começar no dia 27 de fevereiro. Em caso de vagas remanescentes terá uma reclassificação, que acontecerá entre o dia 27 de fevereiro e 6 de março.

Os cursos acontecerão nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica, nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e pelos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), que estão distribuídos em todo o estado do Rio de Janeiro.  Os selecionados para ingressarem nos cursos devem comparecer nas unidades escolares em que foram sorteados, portando a certidão de nascimento ou casamento, CPF, documento de identificação com foto, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

375116 governo R123J Cursos Profissionalizantes Gratuitos no Rio de Janeiro 2012Com essa iniciativa o Governo Federal e Estadual pretende dar maior oportunidade ao cidadão (Foto: Divulgação)

Para concorrer a uma das vagas do projeto é necessário acessar o site  www.faetec.rj.gov.br/sca, de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 17h. Para saber quais cursos estão disponíveis na região em que  mora acesse o site da Faetec. Também é possível ter mais informações por meio dos telefones 2332-4085 e 2332-4083. Para cada curso existem requisitos específicos, que também podem ser consultados no portal da Faetec. Com o projeto, o Governo Estadual e Federal pretendem capacitar cidadãos para um ingresso com maior facilidade no mercado de trabalho.