Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos > Cursos Profissionalizantes Gratuitos 2012-2013

Cursos Profissionalizantes Gratuitos 2012-2013

O Senai e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferecem, para a comunidade, cursos profissionalizantes e técnicos em diversas áreas do conhecimento com processos seletivos para ingresso no início e no meio do ano. Com 2,3 milhões de alunos formados anualmente, o Senai é o maior complexo de educação da América Latina. Empresas de 28 setores industriais são apoiadas pela instituição de educação profissional e tecnológica por meio da prestação de serviços nas áreas técnicas e da formação de recursos humanos. Já o IFSP oferece cursos técnicos gratuitos em várias escolas do Estado de São Paulo, com duração entre três e quatro semestres.

Os cursos profissionalizantes oferecem formação mais rápida (Foto: divulgação)

Curso de Aprendizagem Industrial

Os cursos de aprendizagem industrial do Senai são oferecidos a candidatos que tenham ao menos 14 anos de idade, quando o curso tiver início e no máximo idade que lhe possibilite terminar o curso antes de fazer 18 anos. Há vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Alimentos, Automobilística, Calçados, Construção Civil, Couro e Sintético, Eletricidade, Gráfica, Informática, Mecânica, Metalurgia, Mobiliário e Vestuário. Ao final do curso, a instituição fornece um Certificado de Aprendizagem Industrial aos formandos. O processo seletivo, composto por uma prova com questões de múltipla escolha, é para as vagas que sobram após o encaminhamento de candidatos oriundos de empresas que possuem vínculo com o Senai.

Senai: parcerias com indústrias (Foto: divulgação)

Instituto Federal de São Paulo

Já os cursos técnicos do IFSP abrangem diversas áreas como Administração, Agroindústria, Alimentos, Automação Industrial, Comércio, Edificações, Eletrônica, Eventos, Fabricação Mecânica, Informática, Mecânica, Química e Telecomunicações. Há cursos integrados ao Ensino Médio e concomitante ou subsequente. Estes últimos são mais numerosos e destinam-se a quem já tenha terminado o Ensino Fundamental e concluído ou cursando ao menos o segundo ano do Ensino Médio. Para mais informações acesse o site do Senai ou do IFSP.

IFSP: cursos integrados ao Ensino Médio ou concomitantes (Foto: divulgação)

Leia mais: Cursos profissionalizantes Telecurso

                        Cursos profissionalizantes nos Estados Unidos

                        Cursos profissionalizantes na Austrália

Recomendado para você
Cursos

Vagas Abertas dos Cursos Gratuitos Instituto Ressoar

Cursos

Encceja 2017, Inscrições

Cursos

Curso de Gramática Imparh: Saiba como se inscrever

Cursos

Site – freire.mec.gov.br Plataforma Freire MEC Inscrições

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *