Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos

Copa deixa legado sobre preparação dos brasileiros em diversos setores, incluindo o turismo.
0 5 Votos 0 - Votar

Os Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos antes da Copa 2014, não estão mais disponíveis. A temporada dos cursos havia começado justamente pela necessidade de preparar os brasileiros para receber os turistas e a demanda de trabalho em diferentes setores, como o de serviços, por exemplo. Quem aproveitou a oportunidade na época não se arrependeu e pode aperfeiçoar o conhecimento e conquistou um lugar no mercado de trabalho. Agora, esses cursos não são mais bancados pelo governo. Pelo contrário, o corte na educação foi grandioso e agora só restas alguns programas de incentivo ao estudo como o Pronatec, Sisu, Enem e outros.

40305 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos 1 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos (Foto Ilustrativa)

Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos

Na época, os Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos bombaram e diversas pessoas optaram em fazer, pois na época estavam desempregados ou até queriam trocar de emprego, e conseguiram. Hoje, quem deseja fazer algum curso como os da época, antes da copa 2014, agora vai ter que procurar por programas sociais, de bolsa ou então pagar integralmente.

Leia mais informações sobre: CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA DO GOVERNO

Copa ajudou na criação de programas com cursos

O Brasil Sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 agora tem um legado: educação, será que fomos educados ao receber tanta gente? O evento foi uma oportunidade única para todos os profissionais envolvido na área de turismo, você deve fazer todos os cursos de línguas estrangeiros e reciclar as boas maneiras de eficaz e excelência no atendimento ao cliente “Turista”. Os profissionais do setor de turismo não devem ater-se somente aos cursos grátis. Devem fazer cursos nas escolas privadas. É o melhor investimento pessoal.

Vale salientar que estavam disponíveis vários cursos, claro que vai depender da região que você reside, as oportunidades pelo que venho notado está sendo mais para os lugares onde sediarão a copa, ,mas lembre-se isso não quer dizer que em sua cidade (se não ou houver jogos da copa) estará fora das meta do Governo Federal. É sim muito importante você saber que para cada região há um determinado tipo de curso ou projeto do Governo Federal.

Governo investe em qualificação profissional

Bem agora pensando na qualificação dos brasileiros, o Governo Federal está lançando diferentes programas de incentivo a educação profissional, contribuindo com a formação de trabalhadores para atuar em diferentes segmentos. Para que um curso tenha credibilidade no mercado de trabalho, é necessário que seja credenciado pelo MEC.

40305 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos 3 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos Cursos como os de línguas foram os mais preenchidos por alunos (Foto Ilustrativa)

O Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Roberto Marinho estão dando curso de Inglês de graça para 500, profissionais ligado ao setor de Turismo. A meta do projeto é capacitar 80 mil profissionais em todas as Capitais que vai sediar a Copa do Mundo de 2014. O curso de Inglês é oferecido gratuitamente pelo site www.olaturista.gov.br/.

Os cursos oferecidos pelo governo gratuitamente estão disponíveis em diferentes modalidades de formação, desde a habilitação profissional em escolas técnicas a graduação em universidades públicas. A metodologia dos cursos procura sempre priorizar a aprendizagem dos estudantes, combinando teoria e prática simultaneamente.

Leia mais informações sobre:

Cursos EAD

Diante dos avanços tecnológicos, o Governo também tem investido pesado nos cursos gratuitos a distância. Através dessa modalidade de estudo, as pessoas que não possuem tempo para freqüentar aulas presenciais podem se profissionalizar, empenhando-se na auto-aprendizagem para garantir a formação por meio do sistema EAD.

40305 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos 4 Cursos Oferecidos Pelo Governo Gratuitos Programa do governo investiu na capacitação dos jovens (Foto Ilustrativa)

Para que os cursos do governo EAD sejam reconhecidos em todo o Brasil, é fundamental que a metodologia de ensino passe por uma análise do Seed (Secretaria de Educação a Distância). Serão avaliados os processos de aprendizagem e a incorporação de novas tecnologias.

Os cursos de graduação gratuitos promovidos pelo Governo você encontra nas universidades federais espalhadas por todo o país, como a UFSC, UFRJ, UNIFESP, UFMG, UFBA, UFPR, entre outras. Apesar de o processo seletivo ser criterioso e concorrido, os candidatos mais dedicados sempre conquistam boas oportunidades. Vale a pena investir nos cursos de universidades públicas, eles conseguem fazer um diferencial na sua formação acadêmica e potencializar o currículo.

As oportunidades oferecidas pelo Ministério da Educação não se limitam aos cursos superiores, as instituições públicas de Ensino também investem em programas de pós-graduação do governo. Os profissionais que conseguem garantir a vaga na especialização, doutorado ou mestrado, não precisam gastar com estudos.

Quer saber mais sobre os cursos? Confira as dicas que preparamos para você aqui no Mundo das Tribos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL