Educação

Cursos mais procurados das faculdades

Medicina é o curso mais procurado do Brasil (Foto: Divulgação)

A cada ano que passa mais brasileiros ingressam nas universidades, com isso, aumenta também a concorrência. Um estudo realizado em 2011, após a realização dos principais vestibulares do Brasil analisou a quantidade de candidato por vaga e classificou os 10 cursos mais procurados do país. A análise levou em consideração 46 instituições de ensino localizadas em 18 Estados brasileiros.

De acordo com o levantamento o curso mais concorrido ainda é o de Medicina, que registrou uma média de 52,90 candidato por vaga. Em seguida veio Publicidade e Propaganda (32,32 candidato por vaga), Nutrição (27,67), Farmácia (26,97), Ciência da Computação (25,14), Direito (24,41), Relações Internacionais (23,94), Arquitetura e Urbanismo (23,59),    Enfermagem (22,32) e Psicologia (21,98).

O segundo curso mais procurado do Brasil é o de Publicidade e Propaganda (Foto: Divulgação)

Na pesquisa foram considerados os cursos das seguintes áreas: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Biomedicina, Bombeiro Militar, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Socias- Bacharelado e Licenciatura, Curso Superior de Audiovisual, Design- Habilitação Design Produto, Designer de ambientes, Designer Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, História, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Polícia Militar, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social, Sistema de Informações e Turismo.

Os estudantes que se inscreveram no Prouni, em sua maioria, optaram por Administração (Foto: Divulgação)

No Programa Universidade para Todos (Prouni), onde os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se candidatam a bolsas de estudos em universidades privadas os 10 cursos mais procurados em 2011 foram: Administração, Direito, Pedagoga, Engenharia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Letras, Educação Física e Ciências Biológicas.

A tendência é que com o crescimento do ramo de construção civil impulsionado pela Copa do Mundo de 2014 e pela Olimpíada de 2016, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, além da área de Engenharia Civil, sejam mais buscados pelos estudantes em formação. Porém, outros fatores devem influenciar na escolha de uma faculdade, como por exemplo, a afinidade com o curso.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

2 respostas para “Cursos mais procurados das faculdades”

  1. Andréa Coimbra disse:

    Gosto de muito de publicidade mas sou muito acanhada e estou com muito medo de fazer o curso de publicidade e não me senti bem e gostaria de uma opinião. Obrigado!

  2. Eduardo Rodrigues disse:

    Vocês sabem qual é o melhor curso de Ciencias economias do Paraná, em qual universidade?

    Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *