Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos gratuitos – Prefeitura de Recife

A cada ano, mais de 3 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos são lançadas em Recife. Saiba mais sobre o programa de qualificação.
0 5 Votos 0 - Votar

Os cursos gratuitos Prefeitura de Recife são lançados todos os anos, com a intenção de oferecer capacitações de qualidade às pessoas que vivem na capital pernambucana. Leia a matéria e saiba mais sobre as oportunidades educacionais da iniciativa Qualifica Recife.

40397 Cursos gratuitos Prefeitura de Recife 7 Cursos gratuitos   Prefeitura de Recife Cursos gratuitos Prefeitura de Recife. (Foto Ilustrativa)

Recife se destaca como uma das principais cidades da região Nordeste do Brasil. Além de ter muitas atrações turísticas, o município também tem empresas comerciais e industriais que precisam de mão-de-obra qualificada. Pensando nisso, a Prefeitura resolveu criar um programa que estimula a qualificação profissional no município e também aquece a geração de novas vagas de emprego.

Leia mais: Senac Recife cursos profissionalizantes de beleza 2015

Cursos gratuitos Prefeitura de Recife

Os cursos gratuitos da Prefeitura de Recife são oferecidos graças à parceria entre a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional (SJQP) e as escolas profissionalizantes da cidade. Para participar de um determinado curso, o candidato precisa ter a idade e a escolaridade mínima exigida. Também é importante não estar matriculado em uma das escolas de educação profissional e ser residente do município há pelo menos 3 anos.

Cursos oferecidos

Há um total de 51 cursos profissionalizantes gratuitos em Recife, que oferecem mais de 3 mil novas vagas por ano. As oportunidades estão classificadas dentro das áreas de Higiene e Beleza, Construção Civil, Artesanato, Idiomas, Vestuário, Alimentação, Saúde, Escritório e Turismo.

40397 Cursos gratuitos Prefeitura de Recife 6 Cursos gratuitos   Prefeitura de Recife Os cursos preparam os cidadãos para o mercado de trabalho. (Foto Ilustrativa)

Há muitas opções de cursos profissionalizantes gratuitos, entre os quais vale destacar: auxiliar administrativo, auxiliar de logística, serralheria, informática básica, cabeleireiro, garçom, doces e salgados, manicure, confeitaria, inglês, cuidador de idosos, bartender e pintura em tecido. Para conferir a lista completa de cursos, basca acessar o edital.

Veja também: Senai PE Cursos Gratuitos

Inscrições para os cursos

Nesse ano de 2015, as inscrições para os cursos de qualificação do Recife permaneceram abertas de 10 a 22 de julho. Agora, os candidatos aprovados terão que comparecer à escola profissionalizante para realizar a matrícula, entre os dias 24 e 27 de julho. O início das aulas está marcado para 10 de agosto.

40397 Cursos gratuitos Prefeitura de Recife 8 Cursos gratuitos   Prefeitura de Recife O curso de cabeleireiro é uma das opções. (Foto Ilustrativa)

Para se matricular no curso, é preciso apresentar os seguintes documentos:

- Carteira de identidade
- CPF
- Histórico escolar ou declaração de matrícula
- Comprovante de inscrição impresso
- Comprovante de residência
- 1 foto 3×4

Saiba mais: Senac Recife cursos de informática 2015

Se, por ventura, você não conseguiu se inscrever em um dos cursos gratuitos da Prefeitura de Recife, não se preocupe. Em 2016, novas vagas serão abertas para qualificação profissional gratuita. Acesse o site www.qualificarecife.com.br e confira as oportunidades. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras dicas que estimulam a sua capacitação para o mercado de trabalho.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL