Search

Cursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai

O Senai oferece oportunidades para jovens através de programas de aprendizagem industrial.
Google plus

Os Cursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai estão disponíveis em todo o país, com a finalidade de qualificar a mão-de-obra para o mercado de trabalho. Essa instituição de ensino tem como foco a preparação de profissionais para atuar em 28 segmentos da indústria. Leia a matéria e saiba mais sobre as oportunidades gratuitas.

Cursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai. (Foto Ilustrativa)

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma entidade que existe desde a década de 40, com o propósito de qualificar os trabalhadores, desenvolver as indústrias e estimular a geração de emprego. Os departamentos regionais, presentes em cada estado, se encarregam de determinar os cursos pagos e gratuitos e cada escola.

Leia mais: Senai MG cursos gratuitos 2016 inscrições

Cursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai

O segundo semestre do ano já começou e a procura por Cursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai está cada vez maior. Para atender esse público-alvo, a instituição trabalha com a modalidade de Aprendizagem Industrial.

Aprendizagem Industrial do Senai

O Senai trabalha com programas de aprendizagem industrial. (Foto Ilustrativa)

Todas as empresas, de médio e grande porte, são obrigadas a preencher um percentual do quadro de colaboradores com jovens aprendizes. Essa obrigatoriedade consta na Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Para que os jovens não ingressem no mercado de trabalho sem qualificação, o SENAI desenvolve programas de aprendizagem, ou seja, cursos profissionalizantes gratuitos.

A aprendizagem industrial é uma modalidade muito valorizada pelas empresas, afinal, ela procura desenvolver competências profissionais e assim tornar a inserção no mercado de trabalho mais simples. Os cursos oferecidos, por sua vez, se enquadram nas atividades industriais de diversos setores e também reconhecem a demanda de mão-de-obra de cada região.

Os jovens são preparados para trabalhar na indústria. (Foto Ilustrativa)

Veja também: SENAI Cursos Gratuitos de Aprendizagem Industrial – BA

Para participar de um programa de aprendizagem, o jovem precisa ter idade entre 14 e 18 anos. É importante que ele já tenha concluído o ensino fundamental e esteja frequentando o ensino médio.

Cursos do Senai para jovens

Existem os cursos de aprendizagem abertos para a comunidade,ou seja,os jovens participam de um processo seletivo para garantir uma das vagas.Há também as turmas montadas para os aprendizes que já são contratados pelas empresas industriais,portanto,a profissionalização acontece através de um encaminhamento.

O Senai trabalha com uma diversidade deprogramas de aprendizagem,incluindo:eletricista,mecânico,almoxarife,construtor de móveis,marceneiro,costureiro industrial,soldador,marceneiro,caldeiro e muito mais.

As vagas para os cursos normalmente são distribuídas através de processo seletivo. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais:Cursos gratuitos de aprendizagem industrial SENAI,inscrições

Ao participar de um dosCursos Gratuitos para Jovens 2016 no Senai,é possível aumentar consideravelmente as chances de conseguir o primeiro emprego.Portanto,fique de olho no site oficial do Senai do seu estado e confira os editais.No mais,continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos,pois temos muitas outras dicas de qualificação.


Google plus


Este artigo possui 9 comentários

  1. janine rodrigues da miranda santos
    Publicado em 18/12/2012 às 6:21 PM [+]

    quero muito participar do curso petroleo e gas obrigado senai pela oportunidade

  2. MTJac
    Publicado em 19/12/2012 às 6:18 PM [+]

    Olá Janine,

    Para maiores informações sobre os cursos e inscrições é preciso seguir as orientações citadas no texto e procurar a escola, vale ressaltar que os cursos gratuitos tem prazo de inscrição, às vezes você poderá encontrar o mesmo mais sem ser gratuito.

    Att,

  3. claudineia moraes
    Publicado em 29/12/2012 às 6:49 PM [+]

    quero curso para mim e meus filhos de 13 e 15 anos de idade

  4. MTJac
    Publicado em 18/01/2013 às 9:51 AM [+]

    Olá Claudineia,

    Para saber mais sobre esta capacitação ou se inscrever na mesma, é necessário seguir as dicas que estão no texto, lembrando que este tem prazo de inscrição que pode ter se encerrado.
    Att,

  5. kassiane
    Publicado em 12/04/2013 às 3:41 PM [+]

    eu acho muito importânte participar desse curso

  6. Joyce Meireles rangel
    Publicado em 29/07/2013 às 3:45 PM [+]

    Boa tarde, consultando o site do SENAI para verificar alguns cursos gratuitos, verifiquei que vocês oferecem curso de Pós-graduação e fiquei muito interessada, gostaria de saber mais informações a respeito. Vocês teriam como me enviar por e-mail, quais requisitos necessários para se fazer a inscrição para o curso de pós-graduação em gestão de qualidade? Ficarei no aguardo pelas informações. Grata.

  7. karine
    Publicado em 03/03/2016 às 4:17 PM [+]

    Eu tenho 12 anos e gostaria de saber se eu posso fazer algum curso por que eu fiquei interessada nos cursos e muito .

  8. Karla
    Publicado em 13/04/2016 às 5:50 PM [+]

    Boa tarde Karine tudo bom, para participar de um programa de aprendizagem, é preciso ter entre 14 e 18 anos.E também que já tenha concluído o ensino fundamental e esteja frequentando o ensino médio.
    Mas não desanime aproveite bem para estudar e logo vai pode estar ingressando em vários cursos que deseja do Jovem aprendiz.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  9. rosiane santos de oliveira
    Publicado em 29/07/2016 às 11:34 AM [+]

    curso de desenho

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top