Menu

Serviços

Atualizado em 25 de março de 2015, às 11:35 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Familia

Saiba mais sobre os cursos gratuitos que o Pronatec oferece aos beneficiários do Bolsa Família através da bolsa formação trabalhador.

Os Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família representam uma ótima oportunidade para os brasileiros de baixa renda que buscam uma qualificação. Os cidadãos beneficiados pela iniciativa de transferência de renda podem se capacitar sem qualquer tipo de custo e assim aumentar as chances de conseguir uma vaga de emprego.

34726 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família 1 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa FamiliaCursos Gratuitos do Programa Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com os seus profissionais. Hoje, é possível encontrar muitas oportunidades de emprego, mas falta mão-de-obra qualificada para dar conta da demanda. Pensando nisso, o Governo Federal tem trabalhado com programas que ampliam o acesso à educação profissional e tecnológica, principalmente entre aqueles que não podem pagar as mensalidades.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família

Os cursos grátis do Bolsa Família são oferecidos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Essa iniciativa existe desde 2011, com o propósito de aumentar o número de brasileiros matriculados na educação profissional e tecnológica. Nos quatro primeiros anos de existência, foram distribuídas cerca de 8 milhões de vagas gratuitas.

Cursos para beneficiários do PBF

34726 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família 3 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa FamiliaOs cursos são de formação inicial e continuada. (Foto: Divulgação)

O Pronatec trabalha com uma modalidade de educação profissional intitulada de formação inicial e continuada (FIC). Ela é composta por cursos rápidos e direcionados às funções mais demandadas pelas empresas. São 644 opções para se qualificar, abrangendo 13 eixos tecnológicos diferentes.

Os cursos grátis FIC são oferecidos especialmente para os beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. A bolsa formação trabalhador do Pronatec garante vagas gratuitas para cursos com duração mínima de dois meses.

34726 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família 4 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa FamiliaOs cursos aumentam as chances de conseguir um bom emprego. (Foto: Divulgação)

Além de não pagar mensalidade, os alunos dos cursos gratuitos do Programa Bolsa Família recebem uniforme, auxílio transporte e auxílio alimentação. As aulas são realizadas nas instituições parceiras do Pronatec, como SENAI, SENAC, SENAT e SENAR, além das escolas estatuais e institutos federais.

Veja também: Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2015 

Inscrições cursos gratuitos Bolsa Família

Para se inscrever em um dos cursos gratuitos, basta acessar o site pronatec.mec.gov.br e fazer uma pesquisa, conforme o estado, o município e a escolaridade. Se houver uma turma em aberto, clique em “Inscreva-se” e preencha um pequeno formulário. Você também pode optar por receber notificações, em caso de novas oportunidades.

Outra forma de garantir a sua vaga em um curso do Pronatec é comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer a inscrição pessoalmente.

34726 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família 2 Cursos Gratuitos do Programa Bolsa FamiliaFaça a inscrição pessoalmente ou pela internet. (Foto: Divulgação)

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família existe desde 2003, com o objetivo de acabar com a pobreza extrema e a miséria no país. Desde quando foi criado, o programa tem oferecido um auxílio financeiro que ajuda a arcar com as despesas de educação, saúde e alimentação. Atualmente, são mais de 13,9 milhões de famílias beneficiadas pela iniciativa.

Para se tornar um beneficiário do Bolsa Família, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos do programa. As famílias extremamente pobres recebem o benefício básico de R$77,00, independente da formação familiar. Esse valor aumenta conforme existam mais membros no grupo familiar, especialmente crianças, adolescentes e gestantes. O valor máximo do auxílio, considerando todos os acréscimos, é de R$ 336,00 por mês.

Confira: Regras do Bolsa Família: quais são

Para não depender apenas do auxílio do governo, os beneficiados devem se inscrever nos Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família. A formação profissional vai tornar o currículo mais interessante e assim aumentar as chances de conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.