Search

Cursos Gratuitos de Pedreiro Para Mulheres

As mulheres que querem trabalhar com construção civil podem fazer o curso gratuito de pedreiro do Pronatec. Saiba mais!
Google plus

Os cursos gratuitos de pedreiro para mulheres estão despertando o interesse de muitas brasileiras, afinal, eles desenvolvem competências profissionais para atuar na área de construção civil. As alunas normalmente são bem empenhadas e tentam superar o preconceito que existe nessa função.

Cursos Gratuitos de Pedreiro Para Mulheres. (Foto: Divulgação)

Por muitas décadas, a profissão de pedreiro foi desempenhada por homens. A atividade exige força e resistência, por isso sempre despertou o interesse do sexo masculino. No entanto, nos últimos anos, algumas mulheres estão apostando no trabalho em obras e tentando construir carreira como pedreira.

Embora o mercado de construção civil esteja em crescimento, a profissão de pedreiro ainda é bastante concorrida. O preconceito também costuma ser um impasse na hora de conseguir emprego no setor, afinal, muitas empresas não acreditam que uma mulher possa trabalhar como pedreiro.

As mulheres estão buscando espaço para trabalhar nos campos de obra. (Foto: Divulgação)

Apesar de todo machismo existente no setor construtivo, os cursos gratuitos de pedreiro estão recebendo muitas alunas, ou seja, mulheres interessadas no trabalho pesado dos canteiros de obra. Elas não querem mais se qualificar como manicure, cabeleireira, recepcionista ou auxiliar administrativo. Elas querem mesmo se tornar pedreiras!

Veja também: Cursos do SENAI Gratuitos Na Área da Construção: Pedreiro, Pintor, Drywall

 

Cursos Gratuitos de Pedreiro Para Mulheres

Os cursos gratuitos de pedreiro para mulheres estão sendo oferecidos em todo o Brasil através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O programa do Governo Federal estimula a educação profissional e tecnológica, ao oferecer vagas gratuitas para diversos cursos profissionalizantes. Atualmente, as mulheres são as que mais procuram uma qualificação pelo Pronatec, representando 63% do total de alunos.

O Pronatec oferece vagas para o curso gratuito de pedreiro. (Foto: Divulgação)

O Pronatec desenvolve os seguintes cursos grátis de pedreiro:

Pedreiro de Alvenaria

Esse é o curso de pedreiro mais procurado,já que apresenta os conhecimentos básicos para executar trabalhos de construção,reforma e manutenção de obras.Os alunos aprendem a lidar com vários serviços,como estrutura em blocos de concreto e tijolos.A carga horária é de 200 horas.

Pedreiro de Alvenaria Estrutural

As mulheres que participarem desse curso vão aprender a realizar processos construtivos de alvenaria,seguindo as normas técnicas e de segurança.A carga horária é de 160 horas.

Pedreiro de Refratário

Esse curso apresenta as principais técnicas para aplicar materiais refratários,como fornos e caldeirarias.A carga horária é de 200 horas.

Pedreiro de Revestimentos em Argamassa

Os alunos aprendem como aplicar os principais tipos de revestimentos em pisos,paredes e tetos.A carga horária é de 160 horas.

As pedreiras lutam contra o preconceito.(Foto:Divulgação)

Oscursos gratuitos de pedreiro para mulheresdo Pronatec são oferecidos nas instituições parceiras do programa,como é o caso do SENAI.Para descobrir se há vagas abertas na sua cidade,basta acessarpronatec.mec.gov.bre fazer uma pesquisa.


Google plus


Este artigo possui 5 comentários

  1. elizabeth caze
    Publicado em 16/09/2010 às 4:28 PM [+]

    eu quero saber sobre o curso de pedreiro p/mulher gratis,eu moro em campo grande e gostaria de saber um local que tenha o curso proximo daqui.me responda.

  2. izabel
    Publicado em 27/02/2015 às 4:30 PM [+]

    gostaria de saber onde tem o curso de pedreiro para mulheres, no Rio de Janeiro. Aguardo a resposta , obrigada e Izabel.

  3. izabel
    Publicado em 27/02/2015 às 4:31 PM [+]

    onde tem o curso de pedreiro,gostei da iniciativa. Izabel,

  4. Maria Celina Moreira Faria
    Publicado em 17/05/2015 às 6:10 PM [+]

    Gostaria de saber sobre o Curso de Pedreiro para Mulheres. Onde e quando vai começar. Pois não vi nada na seleção dos cursos.
    Aguardo respostas!

  5. marilia nascimento dos santos
    Publicado em 06/06/2015 às 11:38 PM [+]

    gostaria de aprende acentar ajulejos é pissos gosto muito tenho força de vontade ok desde já obrigada

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top