Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação

Órgão federal segue varios critérios para analisar se curso é bom ou não.
5 5 Votos 1 - Votar

Os Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação são importantes e fundamentais em qualquer setor da sociedade, mas principalmente na área de educação. O profissional precisa se preocupar se o curso que está fazendo é ou não autorizado pela MEC (Ministério da Educação). Hoje, vamos citar alguns cursos gratuitos que tem a liberação do órgão nacional e que podem ser feitos presencialmente ou online.  O ministério realiza uma verificação nos cursos, seguindo uma lista imensa de critérios que ajudam a avaliar se o curso é bom ou não.

42030 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação 1 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação (Foto Ilustrativa)

Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação

Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação: Os cursos na área de educação são responsáveis pela formação de profissionais, apresentando-se em diferentes modalidades. As instituições públicas se ensino superior estão valorizando os cursos de licenciatura, principalmente depois que o Governo Federal lançou programa de qualificação de professores.

42030 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação 2 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação
Certificado da faculdade deve ser reconhecido pelo MEC (Foto Ilustrativa)

De acordo com a nova proposta do Governo, os professores que lecionam sem um diploma acadêmico contam com mais facilidade para ingressar em cursos de licenciatura. Tal iniciativa promete dar um novo rumo para a educação brasileira, melhorando a qualidade das aulas e a aprendizagem dos alunos.

Leia mais informações sobre: Cursos a Distância Grátis com Certificado Reconhecido Pelo MEC

Cursos EAD

Os cursos para professores EAD aparecem entre os mais procurados do Brasil, eles visam uma formação sólida e abrangente para o docente. A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é um programa que promove cursos de licenciatura gratuitos em todos os estados Brasileiros, adotando o sistema EAD ao longo da formação. No formato semipresencial, os cursos contam com pólos de apoio para as aulas.

42030 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação 3 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação Cursos EAD precisam do reconhecimento do órgão (Foto Ilustrativa)

Formar-se em pedagogia pode ser a melhor opção para os professores que se encontram em início de carreira, esse diploma permite que o profissional lecione nas primeiras séries da educação básica ou assuma outros cargos dentro da escola, como diretor ou coordenador. A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) promove o curso grátis de pedagogia com certificado por meio do sistema EAD com duração de 3 anos. Para se tornar aluno, é necessário conseguir aprovação no processo seletivo.

Cursos de pedagogia

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas.

42030 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação 4 Cursos Gratuitos com Certificado na Área da Educação Cursos na área de educação são os mais importantes para o MEC (Foto Ilustrativa)

Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes. Algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como educacão infantil, educação especial, licenciatura indígena (UFGD; veja também Educação Básica Intercultural, na Unir) e educação do campo (UFCG, UFFS-PR e UFPB, entre outras), para atuação em escolas rurais. Além disso, outras escolas oferecem cursos como comércio e administração, construção civil e eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório.

No site da Univesp é possível encontrar outros cursos voltados para a área de Educação, como Inglês e Espanhol Básicos.

Para quem já tem curso de licenciatura

Caso você já tenha um curso de licenciatura e queira se especializar, vale a pena apostar numa pós em educação com certificado, um nível de especialização que promete refletir em melhores oportunidades no mercado de trabalho. A PUC oferece a pós-graduação em Educação Infantil, credenciado pelo MEC.

Para aqueles que já são formados em Pedagogia, é válido se submeter ao curso online de Educação Infantil para adquirir conhecimentos complementares. Aprenda novas estratégias de como ensinar e novas práticas pedagógicas para aplicar em sala de aula. Acesse a página do ministério na internet, o Portal Educação , onde é possível conferir mais informações sobre cursos e certificados.

Quem tiver duvidas sobre a autorização do MEC em determinado curso ou faculdade, pode entrar em contato com o órgão para obter as informações.

Leia mais informações sobre: CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO ONLINE A DISTÂNCIA

Corte do governo não afeta cursos

O corte de bilhões anunciado pela presidenta Dilma não afetará os incentivos aos professores e nos critérios de avaliação de cursos distribuídos pelo País. A mudança no orçamento do governo tem como objetivo equilibrar as contas para enfrentar a atual crise que atinge o Brasil e também o mundo. Infelizmente, a educação foi um dos setores mais prejudicados e o corte foi muito maior do que em outros setores menos importantes. Lembrando que setores sociais também tiveram alterações e bolsas de estudos também tiveram reduções significativas.

Quer saber mais informações sobre curso e educação? Confira todas as dicas que preparamos sobre esses e outros assuntos. Fique aqui no Mundo das Tribos!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL