Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos Gratuitos > Cursos gratuitos Alagoas Pronatec Maceió 2012

Cursos gratuitos Alagoas Pronatec Maceió 2012

Por Andre
Assim como em outros estados, Alagoas também disponibiliza os cursos gratuitos do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançado pela Presidente Dilma Rousseff no final de 2011, com o objetivo de democratizar o acesso da população de todo o país ao Ensino Técnico de qualidade, formando profissionais cada vez mais capacitados.

No estado de Alagoas, o Pronatec vai disponibilizar os cursos gratuitos para estudantes matriculados atualmente no 2º e no 3º ano do Ensino Médio, em escolas da rede pública da capital do estado, Maceió, incluindo os inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também para os beneficiários e familiares do Bolsa Família e solicitantes reincidentes do Seguro Desemprego.

Além da cidade de Maceió, diversas outras cidades do interior de Alagoas serão contempladas com os cursos gratuitos disponibilizados através do Pronatec 2012, abrangendo setores como construção civil, informática, gestão, logística e saúde. As aulas poderão ser ministradas nas próprias escolas da rede pública de ensino ou nas unidades das instituições parceiras.

Os parceiros do Pronatec em Alagoas são o Senai-AL, Senac-AL, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Leia também: Cursos gratuitos de aprendizagem industrial SENAI, inscrições

Tem a ver: Cursos técnicos do Pronatec 2012

Cursos oferecidos

São vários tipos de cursos técnicos à escolha dos alunos

Para quem reside em Maceió, os cursos gratuitos do Pronatec 2012 incluem as especializações de auxiliar de pessoal, operador de caixa, manicure e pedicure, depilador, operador de supermercado, massagista, técnico em estética, balconista de farmácia, vendedor, figurinista e maquiador.

Há também os cursos gratuitos de almoxarife, promotor de vendas, técnico em enfermagem, técnico em nutrição e dietética, operador de telemarketing e informática, entre outros. As aulas dos cursos técnicos terão início no mês de julho de 2012, com carga horária variando de 160 a 800 horas-aula.

Como se inscrever

O Senac é um dos parceiros do Pronatec em Alagoas

Para se inscrever nos processos seletivos dos cursos Pronatec Alagoas 2012, tanto em Maceió quanto nas habilitações oferecidas para o interior do estado, primeiramente você deve conferir os cursos disponíveis e os pré-requisitos. Basta acessar os sites das instituições parceiras e verificar quais cursos estão com vagas abertas no momento:

– Senai-AL: www.al.senai.br;

–  Senac-AL: www.al.senac.br;

– Senar: www.senar.org.br;

–  IFAL: www.ifal.edu.br;

– UFAL: www.ufal.edu.br.

Após conferir a oferta de cursos gratuitos, é necessário procurar a instituição em que ele é oferecido e solicitar a sua inscrição, procurar a secretária da escola onde estuda (para os alunos do Ensino Médio) ou ir à Secretaria de Assistência Social do Município, no caso dos beneficiados pelo Bolsa Família.

Recomendado para você
Cursos Gratuitos

Cursos gratuitos Senac Curitiba 2018

Cursos Gratuitos

Sisacad.educacao.pe.gov.br Inscrições 2018 Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos

Cursos gratuitos Pronatec DF 2018

Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos SENAI 2017

Comentários
  1. nilda fragoso disse:

    pq vcs nao deixam os universitarios fazer esses cursos , por favor me respondam………..

  2. MTJac disse:

    Olá Nilda, isso é uma regra deles, para capacitar aqueles que estão precisando.

    Att,

  3. DAVANIEL disse:

    SOU DE ATALAIA E GOSTARIA MUITO QUE MINHA CIDADE NOS DESSE MAIS OPORTUNIDADE DE CRESCER NA VIDA.

  4. MTJac disse:

    Olá Davaniel,

    Para saber mais sobre esta capacitação ou se inscrever na mesma, é necessário seguir as dicas que estão no texto, lembrando que este tem prazo de inscrição que pode ter se encerrado.

    Att,

  5. Joas denarte da Silva disse:

    gostaria muito de fazer o curso de imformatica

  6. Celiane disse:

    Desde que a presidente Dilma entrou para administrar o nosso pais nos trouxe varias oportunidades de obter varios conhecimentos………………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *