Menu

Faculdades

Atualizado em 15 de julho de 2011, às 12:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos de Zootecnia em São Paulo

Uma ciência que estuda a melhor utilização dos animais em prol do homem, seja de forma econômica ou nutricional, é a Zootecnia. O profissional dessa área vai estudar detalhadamente a reprodução dos animais a ponto de ver melhores técnicas para aprimorar essa multiplicação; vai pesquisar insumos para produção de melhores rações; vai analisar também processos de produção de alimentos de origem animal. Em suma: é aquele que vai atuar em áreas ligadas aos animais, tais como nutrição, genética, reprodução assim como administração rural. Há cursos de Zootecnia em São Paulo, tanto na capital quanto no interior. Das seis instituições que oferecem graduação nessa carreira, duas são públicas.

1042 300x225 Cursos de Zootecnia em São Paulo

De acordo com informações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo (CRMV-SP), os estabelecimentos de ensino superior que oferecem cursos de Zootecnia em São Paulo são os seguintes: Universidade São Marcos (fica na capital, no bairro Ipiranga), Universidade Estadual Paulista (Unesp – www.fmvz.unesp.br) nos campi Dracena, Ilha Solteira, Botucatu e Jaboticabal; Universidade de Marília (Unimar – www.unimar.br) em Marília; Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (Essap – www.funge.com.br) em Paraguaçu Paulista; Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP – www.usp.br/fzea) em Pirassununga; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste – www.unoeste.br) em Presidente Prudente e em Barretos, nas Faculdades Unificadas da Fundação Educacional de Barretos (Unificadas FEB – www.feb.br).

A duração média do curso de graduação de Zootecnia é de cinco anos, com um mínimo de 3.600 horas. As disciplinas que fazem parte da grade curricular são muitas, tais como Biologia, Nutrição animal, conhecimentos de informática e administração, parasitologia, processo de fabricação de alimentos de origem animal, entre outras. Além de muita teoria, para conquistar o diploma de graduação é preciso fazer estágio supervisionado.

zootec 168x300 Cursos de Zootecnia em São Paulo

O mercado de trabalho para os zootecnistas é bem amplo. Na Região Sudeste, especificamente em São Paulo, por exemplo, há grande demanda de especialistas em bovinocultura. Ainda falando dessa parte do país, o mercado de criação de caprinos e ovinos também está em franca expansão, tanto para cuidar dos animais como da fabricação de rações. Quem sonha com a carreira pública também não fica de fora. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concentra grande quantidade desses profissionais, pois é uma instituição que tem forte atuação em pesquisas ligadas ao setor rural.

manejo de gado e filosofia 296x300 Cursos de Zootecnia em São Paulo

Em meio a tantas semelhanças, é natural que haja dúvidas sobre a carreira, especialmente no que diz respeito à diferença básica entre zootecnistas e veterinários. Na verdade, os estudantes de ambos os cursos acabam fazendo matérias em comum e de vez em quando os dados de ambas as carreiras acabam dialogando. Mas a distinção fundamental é que o graduado em Zootecnia vai atuar especialmente em tudo o que se referir à alimentação dos animais, assim como em estudos genéticos que visem a produzir mais, ter mais lucro quando se trata de criação de animais. O médico tem sua visão mais voltada à saúde dos animais, dando assistência neste sentido. De qualquer maneira, ambos os profissionais trabalham de forma conjunta.