Menu

Cursos Tecnicos

Atualizado em 28 de julho de 2010, às 17:06 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos De Salva-Vidas Em SP

curso de salva vidas em sp Cursos De Salva Vidas Em SP

Muitos jovens estão apostando na carreira de salva-vidas para conseguir sucesso e satisfação profissional, mas essa profissão é bem mais complicada do que parece. Em primeiro lugar o aprendiz de salva-vidas precisa ter aptidão para nadar, tanto em piscinas como no mar, somente dessa forma ele conseguirá salvar as vítimas de afogamento.

O salva-vidas precisa ter um bom preparo físico, nadar com facilidade e passar por treinamento profissional para aprender as atividades de pronto-socorro. Em função de todas as competências mencionadas, foi criado o curso técnico de salva-vidas que habilita uma pessoa a atuar nessa profissão.

Também conhecido como guarda-vidas, o salva-vidas tem compromisso com as orientações educacionais e deve orientar os banhistas sobre todos os perigos que o ambiente aquático pode oferecer. Muitos cogitam essa profissão como de risco, mas se o profissional estiver bem treinado e contar com bons equipamentos, ele realizará o salvamento sem qualquer dificuldade.

Existem dois perfis de salva-vidas: o profissional que trabalha nos clubes e faz salvamentos em piscinas e o outro que atua nas praias e tem uma rotina mais perigosa para resgatar as vítimas em alto mar. As escolas responsáveis pela profissionalização de salva-vidas estão preparadas para capacitar esses dois tipos de profissionais através dos cursos.

Existem muitos cursos de salva-vidas em SP, sendo que o principal deles é o realizado no Guarujá. Os alunos do CGV passam por um treinamento árduo para fazer os resgates aquáticos nas praias do litoral paulista. Ao longo da formação de salva vidas em SP, os rapazes e moças desenvolvem velocidade, disciplina, boa capacidade pulmonar, aprendem a trabalhar em equipe e participam de várias simulações em função do treinamento.

A SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) também promove cursos visando à formação de guarda-vidas, tanto para atuar em piscinas como nas praias. Os profissionais que concluem o curso recebem um certificado do centro reconhecido nacionalmente para seguir uma carreira de prestígio. Para mais informações sobre os cursos em aberto, entre em contato pelo email sobrasa@sobrasa.org.

O mercado de trabalho para o salva-vidas é bem amplo, em especial nas cidades litorâneas. Aqueles que possuem formação na área podem prestar concursos e conseguir estabilidade no cargo.