Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos de Artesanato Grátis no RJ

Por Redacao -

Aprender artesanato pode ser uma ótima opção. Como hobby, atividade terapêutica ou até mesmo uma fonte de renda, muitas atividades fazem parte da rotina daqueles que possuem mãos habilidosas e gostam de expressar a criatividade de alguma forma. Pensando na importância do ensino de diversas técnicas, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes (RJ), oferece desde 1989 os Cursos de Cultura Popular gratuitamente para moradores da cidade.

No total, são oferecidos 21 cursos destinados a mais de 1700 alunos. Os interessados podem escolher a técnica preferida e procurar a unidade em que o curso está disponível. Os cursos acontecem em três locais diferentes. No Palácio da Cultura de Campos os alunos tem aulas de sabonetes, pátina, crochê, bolsas de renda e emborrachado. As vagas da Casa de Cultura Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino,  são para os cursos de fibras de bananeira, reciclagem, decupagem, flores, crochê e bordado em pedrarias. Já na Biblioteca do Farol, em São Thomé, o aprendizado é direcionado para pátina, embalagens, quilling, cartões artesanais e bijuterias.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos, o interessado deve comparecer à unidade referente ao curso desejado.

Exposição

Os produtos confeccionados pelos alunos dos Cursos de Cultura Popular são expostos semestralmente no Palácio de Cultura, onde são vendidos a preço de custo. A exposição dos alunos que já estão matriculados acontecerão nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho.

Serviço

Se você está interessado em algum dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, anote os endereços das unidades:

Palácio da Cultura
Praça da Bandeira, s/n
Telefones: (22) 2722.8844 / (22) 2733.4230

Biblioteca do Farol de São Thomé
Avenida Atlântica, próximo à Tenda Cultural e ao lado da Marinha do Brasil

Casa de Cultura Poeta Antonio Silva
Rua Teotonio Ferreira de Araújo, s/n – Estação Ferroviária

Técnicas

Se você ainda está na dúvida sobre qual curso escolher, explicamos algumas técnicas para ajudar na decisão.

Pátina: técnica de sobreposição de tintas que cria efeitos na madeira em que é aplicada. Costuma ser usada para revitalizar móveis e dar uma cara nova ao ambiente.

Quilling: trabalho manual em que o artesão utiliza tiras de papel enroladas e modeladas. Algumas vezes são usados moldes para a montagem de desenhos e o resultado final pode ser aplicado de inúmeras formas.

Decupagem: trata-se de um sistema de colagem de papel ou papelão sobre objetos, com efeito decorativo.

Bordado em pedrarias: técnica utilizada para decorar roupas, fazer pulseiras, adereços, bolsas, colares e até mesmo decoração de presentes.

Emborrachado: criação de gravuras para decoração de capas de livros e cadernos ou quadros decorativos. Normalmente o material utilizado é o EVA (etil vinil acetato) combinado com tesouras decorativas, estiletes e algumas máquinas de corte.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL