Search

Cursos de Artesanato Grátis no RJ

Google plus

Aprender artesanato pode ser uma ótima opção. Como hobby, atividade terapêutica ou até mesmo uma fonte de renda, muitas atividades fazem parte da rotina daqueles que possuem mãos habilidosas e gostam de expressar a criatividade de alguma forma. Pensando na importância do ensino de diversas técnicas, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes (RJ), oferece desde 1989 os Cursos de Cultura Popular gratuitamente para moradores da cidade.

No total, são oferecidos 21 cursos destinados a mais de 1700 alunos. Os interessados podem escolher a técnica preferida e procurar a unidade em que o curso está disponível. Os cursos acontecem em três locais diferentes. No Palácio da Cultura de Campos os alunos tem aulas de sabonetes, pátina, crochê, bolsas de renda e emborrachado. As vagas da Casa de Cultura Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino,  são para os cursos de fibras de bananeira, reciclagem, decupagem, flores, crochê e bordado em pedrarias. Já na Biblioteca do Farol, em São Thomé, o aprendizado é direcionado para pátina, embalagens, quilling, cartões artesanais e bijuterias.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos, o interessado deve comparecer à unidade referente ao curso desejado.

Exposição

Os produtos confeccionados pelos alunos dos Cursos de Cultura Popular são expostos semestralmente no Palácio de Cultura, onde são vendidos a preço de custo. A exposição dos alunos que já estão matriculados acontecerão nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho.

Serviço

Se você está interessado em algum dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima,anote os endereços das unidades:

Palácio da Cultura
Praça da Bandeira,s/n
Telefones:(22)2722.8844/(22)2733.4230

Biblioteca do Farol de São Thomé
Avenida Atlântica,próximo à Tenda Cultural e ao lado da Marinha do Brasil

Casa de Cultura Poeta Antonio Silva
Rua Teotonio Ferreira de Araújo,s/n – Estação Ferroviária

Técnicas

Se você ainda está na dúvida sobre qual curso escolher,explicamos algumas técnicas para ajudar na decisão.

Pátina:técnica de sobreposição de tintas que cria efeitos na madeira em que é aplicada.Costuma ser usada para revitalizar móveis e dar uma cara nova ao ambiente.

Quilling:trabalho manual em que o artesão utiliza tiras de papel enroladas e modeladas.Algumas vezes são usados moldes para a montagem de desenhos e o resultado final pode ser aplicado de inúmeras formas.

Decupagem:trata-se de um sistema de colagem de papel ou papelão sobre objetos,com efeito decorativo.

Bordado em pedrarias:técnica utilizada para decorar roupas,fazer pulseiras,adereços,bolsas,colares e até mesmo decoração de presentes.

Emborrachado:criação de gravuras para decoração de capas de livros e cadernos ou quadros decorativos.Normalmente o material utilizado é o EVA(etil vinil acetato)combinado com tesouras decorativas,estiletes e algumas máquinas de corte.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top