Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 18 de abril de 2011, às 6:47 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso Universitário de 2 anos – EAD a Distância

curso universario 2 anos Curso Universitário de 2 anos   EAD a DistânciaCursar uma graduação para ter um diploma de nível superior parecia um sonho distante para muita gente até pouco tempo atrás. Afinal, passar no vestibular e dedicar cinco anos à universidade para conseguir o canudo não era uma possibilidade viável para muitas pessoas.

Esse cenário começou a mudar em 1996, quando a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação (MEC) regulamentou os Cursos Superiores de Tecnologia.

A retomada dos cursos tecnológicos pelas instituições de Ensino Superior na década de 1990 foi uma resposta à necessidade do mercado de trabalho, que buscava profissionais com formação mais prática do que teórica. Mas os alunos não apareceram de uma hora para outra.

Houve um certo preconceito e confusão com os cursos seqüenciais, que não são de nível superior e não dão direito a seguir por uma pós-graduação – relata Anderson Martins.

Por isso, o maior crescimento do setor ocorreu depois do ano 2000, com o estabelecimento dos cursos de graduação tecnológica e a procura cada vez maior desses profissionais por parte das empresas.

O curso tecnológico é voltado para o o mercado. Diferentemente do bacharelado, que tem uma visão generalista com matérias de sociologia e introdução a várias teorias, o tecnológico foca no que as empresas precisam. Em quatro semestres, o estudante se forma em um nível superior e segue sua carreira.

Hoje, segundo ele, 90% dos estudantes saem da faculdade com emprego garantido. E aqueles que já estavam atuando profissionalmente quando começaram a graduação conseguem melhores cargos nas empresas.

A educação a distância tem se mostrado capaz de superar todas as barreiras, principalmente depois que faculdades particulares e públicas passaram a adotar esse sistema para a promoção de cursos de graduação. A vantagem dessa modalidade é a carga horária versátil e o material dinâmico para estudos.

Os cursos universitários de 2 anos são promovidos pela educação a distância, tendo o mesmo reconheead destaque 150x82 Curso Universitário de 2 anos   EAD a Distânciacimento de uma graduação presencial, porém com um período menor para conclusão. Apesar da curta duração, os cursos universitários EAD são abrangentes e exigem mais dedicação por parte dos alunos.

Para assegurar a credibilidade de um determinado curso, é necessário verificar se ele possui aprovação do MEC e segue todos os requisitos valorizados pelo Seed (Secretaria de Educação a Distância), agente responsável por melhorias nos métodos pedagógicos para os cursos EAD.

O curso universitário gratuito é promovido pelas universidades e escolas técnicas públicas, as vagas costumam ser concorridas, mas o diploma tem forte reconhecimento no mercado de trabalho. Os cursos tecnólogos seguem essa linha, com duração média de 2 a 3 anos, um nível superior nas áreas relacionadas a tecnologia.

A maioria das universidades brasileiras oferece cursos de tecnólogo na grade, como é o caso da FUMEC e Metodista. O MEC já autorizou mais de 20 áreas para essa modalidade de formação, entre elas aparecem: Agropecuária, Comércio, Telecomunicações, Turismo, Química, Informática, Transporte e Meio Ambiente. A tendência é que esse catálogo se amplie nos próximos anos.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das escolas profissionalizantes brasileiras que investe nos cursos universitários (nível superior) com excelência, formando profissionais para atuar no setor industrial.

Quanto aos cursos universitários a distância grátis, é importante verificar as diretrizes curriculares antes de efetuar a matrícula, elas precisam estar de acordo com a proposta do MEC. Os cursos de curta duração é uma alternativa interessante de formação para os alunos, por isso não perca essa oportunidade e invista no seu futuro profissional.

EAD2 300x164 Curso Universitário de 2 anos   EAD a Distância