Menu
Você está em: MundoDasTribos > Curso técnico: vantagens, benefícios

Os cursos técnicos são ótimas opções para quem deseja se qualificar em uma área específica. Saiba mais sobre as vantagens e benefícios dos cursos técnicos.
0 5 Votos 0 - Votar

Saiba tudo sobre curso técnico: vantagens, benefícios. Nessa matéria, iremos mostrar como a formação técnica pode fazer a diferença no currículo e aumentar as chances no mercado de trabalho. Essa modalidade é vantajosa em muitos aspectos e pode ser o passo inicial para uma carreira de sucesso.

513791 curso técnico vantagens benefícios 5 Curso técnico: vantagens, benefícios Curso técnico vantagens, benefícios. (Foto: Divulgação)

Nos últimos tempos, a procura por cursos técnicos no Brasil aumentou consideravelmente. As pessoas estão interessadas em uma formação rápida, prática e valorizada pelas empresas. Uma pesquisa realizada pelo SENAI também revelou que a formação técnica consegue aumentar a renda de um trabalhador em até 24%.

Veja também: Cursos técnicos gratuitos SENAI SP 2015

Curso técnico: vantagens, benefícios

Muitas pessoas ficam surpresas com o número novos empregos que são oferecidos para candidatos com um simples curso técnico. Diferente do que a maioria pensa, as empresas valorizam muito os serviços prestados por pessoas que possuem apenas esses cursos.

Fazer curso técnico é vantajoso?

Os cursos técnicos são bem aceitos no mercado de trabalho e ao contrário do que as pessoas pensam, as empresas valorizam muito esse tipo de qualificação.

Segundo pesquisas, a população brasileira tem cada vez menos a prerrogativa do ensino superior. À medida que surgem novas tecnologias no Brasil, novas possibilidades de ter um bom emprego sem ter curso de nível superior surgem. Cada dia mais os cursos técnicos de nível médio proporcionam salários bons à população e com isso a graduação é cada vez mais deixada de lado.

513791 curso técnico vantagens benefícios 6 Curso técnico: vantagens, benefícios O curso técnico pode ampliar as chances no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

De modo geral, fazer um curso técnico é vantajoso, especialmente para as pessoas que querem encontrar um bom emprego o quanto antes. Em algumas carreiras, o salário do profissional com formação técnica pode superar a remuneração de quem fez faculdade. Entre as habilitações técnicas mais visadas, vale destacar: Segurança do Trabalho, Edificações, Mecatrônica e Construção Naval.

Leia mais: Cursos mais procurados na ETEC 2015

Confira a seguir tudo sobre curso técnico: vantagens, benefícios:

Benefícios dos cursos técnicos

Quando se tem um curso técnico e deseja fazer a graduação na mesma área é muito mais fácil adquirir novos conhecimentos, já que se tem um conhecimento básico sobre o assunto. Atualmente a formação profissional tem prazo de validade, portanto, mesmo com a formação é necessário continuar estudando.

513791 curso técnico vantagens benefícios 7 Curso técnico: vantagens, benefícios A formação acontece de maneira rápida e garante bons salários. (Foto: Divulgação)

O estudo não pode parar, pois a cada momento surgem novas metodologias e tecnologias diferentes. Mesmo que você faça um curso técnico e depois a graduação, o conhecimento pode ser usado para se especializar em uma determinada área.

Elencamos os principais benefícios dos cursos técnicos. Veja:

1. Mais rápidos: normalmente os cursos técnicos duram menos tempo que a graduação, em torno de 1 a 2 anos;

2. Custam menos: os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, porém, são mais baratos que os cursos de graduação;

3. São cursos focados: trata-se de cursos profissionalizantes, portanto proporcionam conhecimento na área escolhida e levam menos tempo para a formação. Além disso, a capacitação técnica e prática já é abordada logo no início do curso;

4. Tem boa aceitação no mercado de trabalho: cada dia mais as empresas precisam de profissionais qualificados em várias profissões. Dessa forma, todas as idades podem se qualificar;

513791 curso técnico vantagens benefícios 8 Curso técnico: vantagens, benefícios As empresas estão valorizando cada vez mais os técnicos. (Foto: Divulgação)

5. Salários bons: os profissionais que estão em falta no mercado de trabalho ganham muito mais pelo seu serviço. Porém, isso varia de acordo com cada profissão, mas em média os salários são bastante satisfatórios;

6. Um passo para a universidade: 
com o emprego técnico garantido é possível fazer um planejamento e dar início a um curso de graduação.

Veja também sobre Os cursos técnicos do Senac

Os cursos técnicos são ótimas opções para quem deseja se qualificar em uma determinada área para se inserir no mercado de trabalho. Esses cursos possuem boa aceitação e geralmente são os mais procurados por empresas.

Gostou da matéria “Curso técnico: vantagens, benefícios”? Tem alguma dúvida? Dixe um comentário.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL