Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso Técnico Mecatrônica Senai

Quer se tornar um técnico em mecatrônica? Então conheça os cursos gratuitos do Senai SP.

Fazer um curso técnico mecatrônica Senai pode ser uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Essa área procura integrar conhecimentos de mecânica e eletrônica, a fim de oferecer um controle mais inteligente aos processos produtivos. Os especialistas técnicos podem desenvolver uma carreira de sucesso, principalmente nas indústrias de diversos segmentos.

Curso Técnico Mecatrônica Senai. (Foto Ilustrativa)

Várias instituições de ensino pelo Brasil se comprometem com a formação do técnico em mecatrônica, como é o caso do Senai São Paulo. O curso é oferecido de forma subsequente e o diploma gerado tem grande prestígio junto as empresas industriais.

Leia mais: Curso de mecatrônica gratuito 2015

Curso Técnico Mecatrônica Senai

O técnico em Mecatrônica, habilitado pelo Senai, tem plenas condições de atuar em projetos e instalar máquinas automatizadas nas indústrias. O seu trabalho também consiste em cuidar da manutenção, realizar testes e programar os equipamentos, a fim de que todos os sistemas robotizados funcionem corretamente.

Esse curso amplia as chances de emprego nas indústrias. (Foto Ilustrativa)

O mercado de trabalho para o técnico em Mecatrônica é considerado amplo, sendo que as principais empregadoras são as indústrias automobilísticas, as fabricantes de máquinas automatizadas e indústrias de metalmecânica. O salário varia de acordo com a região do país e do emprego, mas a média nacional é de R$ 2.213,38.

Sobre o curso

O Curso Técnico Mecatrônica Senai tem carga horária de 1500 horas e duração média de dois anos. Ao longo da formação, os alunos aprendem tudo sobre a automação dos processos produtivos, trabalhando assim com as mais avançadas tecnologias mecânicas e eletrônicas.

Saiba mais: Curso de Mecatrônica Gratuito a Distância EAD Grátis

O curso combina conhecimentos de mecânica e eletrônica. (Foto Ilustrativa)

O conteúdo programático abrange diferentes disciplinas, incluindo desenho técnico, metrologia, eletrônica, linguagens de programação, processos de usinagem, robótica, sistema de qualidade e tecnologia de comunicação. Para ser aprovado, o aluno precisa desenvolver um projeto de conclusão de curso e apresentá-lo. O diploma só é concedido pelo Senai se o estudante cumprir com a carga horária obrigatória de estágio.

O curso de técnico em mecatrônica do Senai é totalmente gratuito, afinal, os alunos não precisam pagar mensalidades. A única despesa é com material didático. O ingresso na habilitação acontece através de processo seletivo.

Onde fazer?

No estado de São Paulo, o curso de técnico em Mecatrônica é oferecido na capital, na Grande São Paulo e também no interior. As escolas responsáveis por essa habilitação são: Brás, Vila Mariana, Araraquara, São Caetano do Sul, Campinas, São Carlos, Sorocaba e Taubaté.

Em breve acontecerá o processo seletivo para as vagas de 2016. (Foto Ilustrativa)

Inscrições

O Senai São Paulo já divulgou as datas do processo seletivo para o 1º semestre de 2016. De acordo com o site oficial da instituição, o período para se inscrever nos cursos técnicos se estenderá de 16 a 28 de outubro de 2015. A prova de seleção está marcada para 15 de novembro.

Veja também: Empregos para Técnicos em Mecatrônica

Se você quer obter mais informações sobre o Curso Técnico Mecatrônica Senai, então acesse o site www.sp.senai.br. Em breve, o edital do processo seletivo estará disponível para consulta nessa página. No mais, continue acompanhado as publicações do Mundo das Tribos e veja outras dicas para se profissionalizar.

 

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL