Menu

Cursos Tecnicos

Atualizado em 15 de outubro de 2012, às 16:16 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso técnico gratuito de orientação comunitária ETEC 2013

O curso forma profissionais com uma ampla possibilidade de atuação e capazes de colaborar com o desenvolvimento social da comunidade.

O técnico em orientação comunitária atua na organização de grupos cujo interesse está focado na própria comunidade, promovendo ações que visam à cultura e o desenvolvimento local.

444503 Curso técnico gratuito de orientação comunitária Curso técnico gratuito de orientação comunitária ETEC 2013
Em suma, estes profissionais trabalham visando o desenvolvimento da comunidade.

Sob esta perspectiva, ele tem a possibilidade de trabalhar com diferentes temas, tais como meio ambiente, trabalho e renda, esporte, lazer, turismo, educação etc. Outras atividades realizadas por este profissional são a participação em campanhas, articulação de ações de aproximação entre escola e comunidade, desenvolvimento de lideranças comunitárias etc.

Cursos técnicos gratuitos de orientação comunitária ETEC 2013

curso de técnico em orientação comunitária da Etec (Escola Técnica Estadual),  está com inscrições abertas para o seu vestibular 2013 até o dia 25 de outubro de 2012. O curso é composto por três módulos e oferecido pela Etec CEPAM, que fica na Avenida Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

Curso técnico gratuito em MG

444503 Curso técnico gratuito de orientação comunitária1 Curso técnico gratuito de orientação comunitária ETEC 2013
O curso do IF de Muriaé, Minas Gerais, é integrado ao Proeja e forma os alunos para terem uma ampla atuação.

Interessados em seguir carreira nesta área podem participar de cursos voltados para este tipo de formação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Ifsudestemg), por exemplo, oferece um curso integrado ao Proeja (Programa Nacional de Integração de Educação Profissional), onde os alunos são formados para desenvolver as atividades listadas acima.

Com dois anos de duração, o curso é ministrado no período noturno, no campus Muriaé, localizado na Avenida Monteiro de Castro (sem número), Barra, cidade de Muriaé, Minas Gerais. No total, são 2.100 horas de carga horária (2.000 de formação geral e 100 de estágio). O ingresso ocorre anualmente através do exame de seleção da instituição.

Já sua matriz curricular é composta por várias disciplinas, incluindo língua portuguesa, física, matemática, arte, biologia, sociologia, inglês, filosofia, geografia, políticas públicas sociais, ética, história dos movimentos sociais, direito, estado e cidadania, economia popular solidária, qualidade de vida, relações interpessoais e sociais, trabalho etc.

Curso Técnico Gratuito de Orientação Comunitária IFPR

444503 Curso técnico gratuito de orientação comunitária2 Curso técnico gratuito de orientação comunitária ETEC 2013
Depois de formados, os técnicos em ações comunitárias podem atuar em sindicados, cooperativas, conselhos sociais e demais entidades.

Outra opção é o curso do Instituto Federal do Paraná (IFPR), oferecido pelo seu campus de Umuarama. Com 40 vagas, ele tem duração de um ano e meio, perfazendo um total de 1.020 horas. Depois de formados, os alunos podem atuar em instituições públicas e privadas, em conselhos tutelares, associações comunitárias, sindicados, cooperativas, conselhos sociais e demais entidades do gênero.

Confira: Cursos técnicos gratuitos a distância IFPR.

Escolha uma dessas instituições e invista no seu futuro!