Curso técnico gratuito de Edificações Pronatec

Pernambuco estará promovendo diversos cursos por meio do Pronatec (Foto: Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Ensino e Aprendizagem Industrial (Senai),  o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), oferecem cursos técnicos gratuitos em 15 cidades de Pernambuco.

Ao todo são 33 tipos de especializações e qualificações que somam 4.132 vagas. As oportunidades são destinadas a alunos matriculados no 2° e 3° ano do Ensino Médio da rede pública, ou que tenham bolsa de estudo de 100% na rede privada. Até o dia 9 de março os interessados devem efetuar a inscrição em uma das 18 escolas que estão servindo de pólo do projeto.

A área de edificações será uma das contempladas pelos cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

Não haverá prova de seleção para determinar quem poderá frequentar as aulas, porém, as vagas são limitadas e isso será determinado pela ordem de inscrição. Apenas um dos cursos técnicos terá exigências adicionais, que vão além do nível de escolaridade. Para participar das aulas de enfermagem é preciso ter mais de 18 anos além de estar no 2° ou 3° ano do Ensino Médio.

O IFPE disponibilizou 60 vagas disponíveis, o IFSertão está ofertando 278, o Senac possui mais 1.414, já o Senai estará dando oportunidade para 2.380 pessoas. É aconselhável que a pessoa se identifique com a área pretendida, para evitar desistências no meio da qualificação, o que prejudica outros estudantes que deixaram de participar das aulas.

As aulas gratuitas devem auxiliar os interessados em ter uma colocação profissional (Foto: Divulgação)

As vagas são disponibilizadas nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Altinho, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Carnaubeira da Penha, Goiana, Limoeiro, Paulista, Petrolina, Ouricuri, Recife, Timbaúba, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão.Em cada local a especialidade é ligada a alguma atividade necessária para o município, de acordo com a demanda de mão de obra.

Entre as qualificações disponibilizadas pelo Pronatec em Pernambuco está o curso de edificações, que prepara o profissional para o processo de construção, medições e análise na preparação dos projetos, esboços e desenhos que utilizam softwares atualizados no segmento, além de auxiliar na formatação de orçamentos.

Também fazem parte das aulas disponíveis no Estado por meio do projeto eletromecânica, contabilidade, enfermagem, estética, eletrotécnica, guia de turismo, informática, produção de moda, logística, secretariado, segurança no trabalho, redes de computadores, telecomunicações e vestuário.

Para efetivar a matrícula é preciso apresentar uma declaração escolar que comprove a situação do aluno e a série que está cursando atualmente, além de duas fotos 3X4 e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF e histórico escolar do ensino fundamental. O documento original também deve ser apresentado. Para obter mais informações acesse o portal eletrônico www.educacao.pe.gov.br.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0