Menu

Notícias

Atualizado em 2 de maio de 2011, às 23:55 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curso Técnico de Regência

regencia Curso Técnico de Regência

E então? Você gosta de música? Gosta tanto que pensa em fazer dela a sua profissão? Então saiba que seria muito bom estudar e se preparar realmente para isso. E já que o assunto é esse, já pensou em fazer um curso técnico?

Sim, existem cursos técnicos na área de música. Aliás, talvez você se surpreendesse em saber da grande variedade de cursos técnicos profissionalizantes que existem por aí. Mas, por acaso você já pensou em um curso técnico de regência?

Sim, eles realmente existem. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o curso de regência está classificado como sendo do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. O profissional da área atua na direção musical de grupos vocais e instrumentais, assim como na concepção, planejamento e regência de espetáculos musicais, com atributos de dominar gêneros e estilos musicais e técnicas de regência musical. Ele ensina e ensaia grupos, elabora textos técnicos de acordo com os fundamentos e terminologia da área e organiza eventos musicais em geral.

Notas musicais 2  Curso Técnico de Regência

Ao contrário do que talvez possa pensar, as possibilidades de trabalho desse profissional não se limitam a corais e orquestras como se vê no cinema e na televisão. Ele também pode trabalhar em conjuntos de música popular e folclórica, grupos de câmara, estúdios de gravação, rádio, televisão, multimídia, e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.

A carga horária do curso é de 800 horas. E é preciso avisar logo que nessa área tem que gostar muito do que faz. Não apenas pela carga horária, mas também pelas matérias que podem ser abordadas no estudo. Segundo o catálogo Nacional dos Cursos Técnicos algumas das matérias envolvidas são:

- Técnicas de regência musical

- Percepção, linguagem, estruturação e estética da música (ritmo, melodia, harmonia, textura, forma)

- Gêneros e estilos musicais

- Composição de arranjos musicais para formações vocais e instrumentais.

E não pense você que o curso é moleza. Não é mesmo e isso já é possível notar esse detalhe tendo como base a infraestrutura mínima recomendada. A recomendação presente no site do Catálogo Nacional é de que o aluno tenha acesso a:

- Biblioteca com acervo específico e atualizado

- Espaços adequados para atividades teóricas, estudos individuais e coletivos, ensaios e apresentações, conjuntos vocais e instrumentais para laboratório

- Laboratório de informática com programas específicos

logo etec Curso Técnico de Regência

Se está interessado em seguir a carreira e fazer esse curso técnico saiba que  em São Paulo há dois lugares que oferecem essa opção: são as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) Jacinto Ferreira de Sá em Ourinhos e a Etec de Artes em São Paulo.

Ficou interessado em estudar? Então acesse os sites para conhecer as unidades e saber mais informações sobre processos seletivos, carga horária e disciplinas a serem estudadas.

- Etec Jacinto Ferreira de Sá – Ourinhos:

Site: http://www.eteourinhos.com.br/

Período: Noite – 40 Vagas

Email: direserv.eteouro@terra.com.br

Telefone: (14) 3322-4908 / (14) 3326-6121

- Etec de Artes – São Paulo:

Site: www.etecdeartes.com.br

Períodos: Manhã – 30 vagas / Noite – 30 vagas

Email: secretaria.etecdeartes@gmail.comdiretoriaservicos.etecdeartes@gmail.com

Telefone: (11) 2089-0740 / (11) 2089-0741

Aliás, as inscrições para o processo seletivo da instituição estão abertas. Elas podem ser feitas de 29 de abril até as 15h do dia 20 de maio de 2011 através do http://www.vestibulinhoetec.com.br/home/

Boa sorte com seus estudos e muita música para você!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.