Curso técnico de Portos em São Paulo 2014

Para quem pretende trabalhar na operação portuária e está em busca de qualificação profissional na área, a melhor dica é fazer o curso técnico de Portos, disponibilizado por diversas instituições em todo o Brasil.

O curso prepara candidatos para trabalhar na operação portuária (Foto: Divulgação)

O curso capacita os alunos para atuarem como Técnico em Portos, profissional que pode trabalhar no agenciamento de embarcações e na logística portuária, fazendo o encaminhamento de procedimentos de importação e exportação, com base no regulamento aduaneiro, além de planejar e controlar a manutenção dos equipamentos eletromecânicos da operação portuária.

Quem se forma neste curso técnico pode conseguir emprego em portos públicos ou privados, empresas de transporte aquaviário, empresas de apoio portuário ou dragagem, agências marítimas, órgãos reguladores e empresas de comércio exterior.

SENAI SP Cursos gratuitos 2014

Vagas de emprego no Porto de Santos

Onde fazer o curso técnico de Portos em SP

Junto com o SENAI, a Etec é outra instituição que oferece o curso técnico de Portos em São Paulo (Foto: Divulgação)

Se você mora em São Paulo e deseja fazer o curso técnico de portos, existem duas instituições que oferecem a habilitação no estado, que são o SENAI SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Etec (Escola Técnica Estadual). Em ambos os casos, as aulas acontecem na cidade de Santos, que tem um dos portos mais importantes do país.

O curso técnico de Portos SENAI tem carga horária de 1.200 horas e possui como pré-requisito básico a idade mínima de 16 anos. O aluno deve ainda estar cursando o ensino médio, a partir do 2º ano. A habilitação abrange conteúdos como Fundamentos Portuários e Retroportuários, Matemática Aplicada, Operações de Carga e Descarga e Gestão de Pessoal Portuário, entre outros.

Já o curso técnico de Portos Etec tem duração média de um ano e meio, incluindo conteúdos como Gestão e Economia Portuária, Segurança do Trabalho, Segurança Ambiental, Softwares para controle e movimentação da carga e Despacho Aduaneiro, entre outros. Os candidatos devem ter concluído ou estarem cursando o nível médio (a partir do 2º ano).

Vagas, inscrições

O curso é ministrado na cidade de Santos, onde funciona um dos principais portos do país (Foto: Divulgação)

Os interessados em fazer o curso técnico de Portos em São Paulo devem ficar atentos aos processos seletivos realizados pelas instituições. No caso do SENAI, o curso é oferecido na Escola SENAI Antônio Souza Noschese (confira o endereço e o telefone no site do SENAI).

Na Etec, a habilitação é gratuita e oferecida na Etec Dona Escolástica Rosa (endereço e telefone no site da instituição). O candidato deve fazer o Vestibulinho Etec para ingressar no curso.

Vale lembrar mais uma vez que, em ambas as instituições, o curso é ministrado em Santos.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0