Search

Curso gratuito de técnico em cervejaria

O técnico em cervejaria é um profissional capaz de trabalhar em diferentes etapas no processo de produção de cervejas.
Google plus

Quem tem o desejo de trabalhar com a produção de cervejas deve apostar no curso técnico em cervejaria. Esta qualificação prepara o profissional para atuar na área de bebidas e pode render um salário de até R$ 5.000.

O técnico em cervejaria lida com as etapas de produção da cerveja. (Foto:Divulgação)

Para construir uma carreira promissora na área de cervejaria, não basta apenas ser adepto a uma vida boêmia e degustar muitas bebidas do gênero. A profissão de técnico nesta área exige treinamento e curso intensivo para aprender sobre as principais etapas da produção de cerveja.

Saiba mais: Curso de cerveja artesanal

O técnico em cervejaria

O SENAI Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a única entidade no Brasil a oferecer o curso técnico em cervejaria. A formação possui uma carga-horária de 1.200 horas e pertence ao eixo tecnológico de ‘produção alimentícia’.

O curso técnico em cervejaria prepara o aluno para trabalhar em unidades especializadas na fabricação de cervejas. O profissional pode participar de diferentes etapas, como a moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento.

Nas indústrias cervejeiras, o técnico está apto a realizar análises químicas, biológicas e microbiológicas dos produtos. Desta forma, ele contribui com o controle da matéria-prima e como uso de aditivos na produção.

O profissional adquire conhecimentos de engenharia, gestão, bioquímica e físico-química. (Foto:Divulgação)

O curso de cervejaria dura em média um ano, tendo oito horas de aula por dia. Os alunos aprendem desde a seleção dos melhores ingredientes até a harmonização para o produto final. Além de compreender as etapas de fabricação da cerveja, os estudantes também adquirem conhecimentos básicos sobre engenharia, gestão, bioquímica e físico-química.

Entre os temas que são abordados no curso de técnico em cervejaria, vale ressaltar: classificação de cervejas, processos químicos e físicos, malteação, filtração, engarrafamento, controle de qualidade e comercialização.

Um mercado promissor

O técnico em cervejaria do Senai tem um amplo mercado de trabalho para atuar,afinal,o Brasil é o 4º maior fabricante de cervejas do mundo.De acordo com um levantamento do Sindecerv(Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja),um brasileiro consome,em média,57 litros da bebida por ano.

Omercado cervejeiromovimenta 50 mil pessoas,que participam de diferentes etapas do processo de produção.Outros 424.500 trabalhadores desempenham funções indiretamente ligadas à fabricação de cervejas.

O Brasil é o 4º maior fabricante de cervejas do mundo.(Foto:Divulgação)

O técnico em cervejaria está preparado para atuar emindústrias de fabricação de cervejas,microcervejarias e estabelecimentos de comercialização da bebida.

Após passar pela qualificação profissional,o técnico em cervejaria pode vir a realizar uma especialização para se tornar ummestre cervejeiro.O curso,no entanto,existe apenas fora do Brasil.

Veja também: SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top