Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 26 de fevereiro de 2013, às 9:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso gratuito de técnico em cervejaria

O técnico em cervejaria é um profissional capaz de trabalhar em diferentes etapas no processo de produção de cervejas.

Quem tem o desejo de trabalhar com a produção de cervejas deve apostar no curso técnico em cervejaria. Esta qualificação prepara o profissional para atuar na área de bebidas e pode render um salário de até R$ 5.000.

586649 Curso gratuito de técnico em cervejaria Curso gratuito de técnico em cervejariaO técnico em cervejaria lida com as etapas de produção da cerveja. (Foto:Divulgação)

Para construir uma carreira promissora na área de cervejaria, não basta apenas ser adepto a uma vida boêmia e degustar muitas bebidas do gênero. A profissão de técnico nesta área exige treinamento e curso intensivo para aprender sobre as principais etapas da produção de cerveja.

Saiba mais: Curso de cerveja artesanal

O técnico em cervejaria

O SENAI Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a única entidade no Brasil a oferecer o curso técnico em cervejaria. A formação possui uma carga-horária de 1.200 horas e pertence ao eixo tecnológico de ‘produção alimentícia’.

O curso técnico em cervejaria prepara o aluno para trabalhar em unidades especializadas na fabricação de cervejas. O profissional pode participar de diferentes etapas, como a moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento.

Nas indústrias cervejeiras, o técnico está apto a realizar análises químicas, biológicas e microbiológicas dos produtos. Desta forma, ele contribui com o controle da matéria-prima e como uso de aditivos na produção.

586649 Curso gratuito de técnico em cervejaria 2 Curso gratuito de técnico em cervejariaO profissional adquire conhecimentos de engenharia, gestão, bioquímica e físico-química. (Foto:Divulgação)

O curso de cervejaria dura em média um ano, tendo oito horas de aula por dia. Os alunos aprendem desde a seleção dos melhores ingredientes até a harmonização para o produto final. Além de compreender as etapas de fabricação da cerveja, os estudantes também adquirem conhecimentos básicos sobre engenharia, gestão, bioquímica e físico-química.

Entre os temas que são abordados no curso de técnico em cervejaria, vale ressaltar: classificação de cervejas, processos químicos e físicos, malteação, filtração, engarrafamento, controle de qualidade e comercialização.

Um mercado promissor

O técnico em cervejaria do Senai tem um amplo mercado de trabalho para atuar, afinal, o Brasil é o 4º maior fabricante de cervejas do mundo. De acordo com um levantamento do Sindecerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), um brasileiro consome, em média, 57 litros da bebida por ano.

O mercado cervejeiro movimenta 50 mil pessoas, que participam de diferentes etapas do processo de produção. Outros 424.500 trabalhadores desempenham funções indiretamente ligadas à fabricação de cervejas.

586649 Curso gratuito de técnico em cervejaria 1 Curso gratuito de técnico em cervejariaO Brasil é o 4º maior fabricante de cervejas do mundo. (Foto:Divulgação)

O técnico em cervejaria está preparado para atuar em indústrias de fabricação de cervejas, microcervejarias e estabelecimentos de comercialização da bebida.

Após passar pela qualificação profissional, o técnico em cervejaria pode vir a realizar uma especialização para se tornar um mestre cervejeiro. O curso, no entanto, existe apenas fora do Brasil.

Veja também: SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro