Curso gratuito de Direito Eleitoral para Jornalistas TRE – MT, 2012

PUBLICIDADE
O TRE de Mato Grosso está promovendo cursos gratuitos para jornalistas (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (MT) realiza no dia 16 de junho, próximo sábado, o primeiro curso gratuito de Direito Eleitoral, que tem como público-alvo os jornalistas que trabalham no mercado de informações políticas e eleitorais. A qualificação sem custo será ministrada no plenário do TRE, na Av. Rubens de Mendonça, 4750, Cuiabá. A aula deve começar às 8 horas da manhã. São apenas 40 oportunidades. Estudantes da faculdade de jornalismo ou de cursos de assessores de imprensa também poderão se inscrever.

Leia também sobre o Curso de operador de empilhadeira Senai 2012

Um dos palestrantes da qualificação para jornalistas é o Secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Marcos Vinícios Linhares, que tem experiência vasta em ministrar aulas de Direito Eleitoral para promotores, juízes e advogados. Linhares vai falar sobre registro de candidaturas e propaganda eleitoral, atividades de suma importância no processo eleitoral que terão início no próximo mês de julho.

PUBLICIDADE
O TRE quer debater com os jornalistas alguns assuntos pertinentes as eleições 2012 (Foto: Divulgação)

Curso gratuito de Direito Eleitoral Jornalistas TRE: temas

Na capacitação profissional gratuita, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor a organização e as competências da Justiça Eleitoral, incluindo as características jurisdicional, consultivas e administrativa dos órgãos que compõe a Justiça Especializada. Os jornalistas também vão conhecer os tipos de ações que tramitam na Justiça Eleitoral, incluindo as de investigações judiciais eleitorais, normalmente utilizadas para pedir a cassação do diploma de candidatos eleitos e acusados de atos ilícitos.

A Procuradoria Regional Eleitoral vai fazer considerações sobre as mudanças para as eleições municipais desse ano, dando prioridade e destaque à nova legislação que traz regras para elegibilidade dos pretensos candidatos, incluindo as questões da legislação conhecida com “Lei da ficha limpa”.

Saiba mais sobre os Cursos Técnicos do Senai de Foz do Iguaçu

O Ministério Público Estadual também terá espaço nas aulas para expor dados sobre a atuação do órgão na eleição municipal da Capital. Está prevista também um momento para o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, que tratará sobre a importância da imprensa no processo eleitoral. No fim do curso gratuito, haverá um debate para os participantes tirarem as dúvidas que surgirem durante as palestras.

“Trata-se de uma oportunidade única para os jornalistas que vão cobrir o processo eleitoral de 2012, visto que poderão obter conhecimentos necessários à compreensão das ações judiciais inerentes ao Pleito”, explicou o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, em carta de convite endereçada aos profissionais de comunicação.

Para realizar as inscrições nesse curso gratuito os interessados devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico cursoimprensa@tre-mt.gov.br. O interessado deve enviar o nome completo, nome para certificado, local de trabalho e telefone de contato. Para ter mais informações acesse: www.mt.gov.br.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.