Search

O açougueiro é um profissional cuja sua responsabilidade limpar e cortar a carne que é vendida no açougue. Para ser bem preparado nesta profissão um curso de açougueiro é uma excelente opção, pois este profissional tem como função atender aos pedidos dos clientes e separar a carne que for solicitada, cortando do jeito que o cliente preferir. Outra função realizada pelo açougueiro é de prezar pela higiene e manter a limpeza do local de trabalho, ações imprescindíveis para promover o bem-estar dos clientes e manter uma clientela fixa. Geralmente os açougueiros, trabalham em conjunto, em açougues ou casas especializadas em carnes.

Para ser um açougueiro é de extrema necessidade que o profissional entenda da anatomia bovina e suína e das carnes, suas características principais e a melhor forma de prepará-las, para que assim o mesmo possa orientar e ajudar o cliente a escolher a carne e a forma de corte, através de um curso profissionalizante de açougueiro é possível aprender estas técnicas essenciais para exercer esta profissão.

Saiba qual são as características de um bom açougueiro:

Boa visão
Firmeza nas mãos
Habilidade com objetos cortantes como facas
Paciência
Capacidade de concentração
Capacidade de entendimento das solicitações dos clientes

Confira as principais atividades de um açougueiro:

Separar a carne por categorias
Limpar o balcão ou local de trabalho, caso não haja funcionário responsável por isso
Manter sempre o uniforme limpo
Limpar a gordura da carne
Atender ao pedido do cliente
Cortar a carne em pedaços de acordo com o gosto do cliente
Embalar adequadamente o pedido do cliente
Armazenar a carne em locais de refrigeração adequados

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego esta com inscrições abertas para mil oportunidades para cursos gratuitos de formação e qualificação profissional. As ofertas são destinadas para os seguintes cursos:

Açougueiro;
Confeiteiro;
Padeiro;
Operador de caixa;
Atendente;
Repositor de mercadorias;
Vendedor;

Para se inscrever no curso gratuito de açougueiro ou para os demais cursos, é preciso que o interessado tenha idade entre 16 e 24 anos e, preferencialmente, ser beneficiário do Bolsa Família. Para os cursos do setor de Alimentação, a escolaridade mínima exigida é Ensino Fundamental completo. Interessados em participar das turmas de Comércio precisam ter Nível Médio. A matricula para o curso escolhido deve ser realizado Instituto Costa Verde, Largo de São Francisco, 42, 6º andar, Centro do Rio. É preciso ter em mãos carteira de trabalho, identidade, CPF, PIS, duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e de escolaridade.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. juliano marcos de oliveira
    Publicado em 04/07/2012 às 8:35 PM [+]

    quero fazer um curso de açogueiro pra me qualificar
    quero me manter na profissao e pode ser um profissional de qualidade

  2. cristiane ferreira dos santos
    Publicado em 19/07/2012 às 12:47 PM [+]

    Quero fazer o curso de açogueiro para me qualificar no mercado de trabalho.para chegar ao meu objetivo

  3. MTJac
    Publicado em 17/09/2012 às 6:14 PM [+]

    Olá Cristiane, as vagas gratuitas para esta capacitação já se encerraram, mais creio que boas escolas oferecem esta capacitação.

    Boa sorte!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top