Menu

Graduação e Pos Graduação

Atualizado em 28 de janeiro de 2011, às 20:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso De Terapia Ocupacional, Preços, Faculdades

curso de terapia ocupacional preços faculdades Curso De Terapia Ocupacional, Preços, Faculdades

O terapeuta ocupacional realiza seu trabalho pensando no bem estar dos pacientes. Seu papel consiste em tratar distúrbios físicos que comprometam a qualidade de vida, ao passo que propõe exercícios e acompanha as melhorias do indivíduo em tratamento. O terapeuta trabalha com pessoas que sobre de desajustes emocionais e sociais, independente da faixa etária.

O profissional em terapia ocupacional tem se tornado cada vez mais importante no mercado de trabalho, sendo capaz de solucionar vários problemas com os seus conhecimentos específicos. As atividades desenvolvidas pelo terapeuta recebem contribuições das novas tecnologias, facilitando os planos de reabilitação para cada paciente.

A terapia ocupacional trata vários distúrbios que relacionam corpo, mente e emoção. Cabe ao profissional da área atender cada caso com individualidade, fazendo uma avaliação precisa da condição do paciente antes de iniciar o tratamento. Quanto ao mercado de trabalho, os terapeutas ocupacionais encontram boas oportunidades para atuar em clínicas, hospitais e centros de saúde.

A graduação em terapia ocupacional dura em média quatro anos, sendo que os alunos precisam elaborar um trabalho de conclusão de curso e cumprir uma determinada carga horária de estágio. Ao longo da formação, é possível encontrar em contato com as principais atividades da área e aprender técnicas exclusivas de terapia ocupacional.

Entre as disciplinas que contam na grade curricular do curso, destacam-se: anatomia, fisiologia, psicologia, ética e biologia. Os alunos de terapia ocupacional aprendem como funciona o corpo humano, suas fraquezas e meios de tratamentos para determinados problemas. As aulas são práticas e teóricas, abrangendo disciplinas da área de saúde e humanas.

Apesar de ser um curso novo, já existem várias faculdades de terapia ocupacional espalhadas pelo Brasil. A formação é promovida por instituições públicas e privadas, que procuram oferecer a melhor infraestrutura para que os alunos possam se formar profissionais de sucesso. UNIP, UFMG, UNESP, UEPA, UFPR, Unimonte, USC, São Camilo, USP, UFScar e UNISO são algumas das universidades que formam o terapeuta ocupacional.

Os preços do curso de terapia ocupacional variam de acordo com a instituição de ensino, mas normalmente ficam na média de 500 a 900 reais por mês. Quem não possui condições de bancar as mensalidades, deve disputar uma vaga nas universidades públicas que também promovem o curso.