Menu

Cursos Senai

Atualizado em 6 de junho de 2011, às 17:38 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Soldador no Senai

soldagem senai Curso de Soldador no SenaiPara saber o que faz um soldador entenda o que é soldagem.

A soldagem ou solda é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.

O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.

Ocupações: Operador de máquina de soldar à ponto; Oxicortador, à mão; Oxicortador, à máquina; Recuperador de chapas; Soldador; Soldador a eletrogás; Soldador a oxigás; Soldador elétrico; Soldador, à solda forte; Soldador, à solda fraca. O que faz(em) o(s) Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas:

Trabalham, principalmente, em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas. Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. Para cortar peças, operam maçaricos, enquanto que, para soldá-las, operam equipamentos por brasagem, ligando partes e preenchendo buracos e recortes de artigos em metal ou compósitos. Esses trabalhadores realizam inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças. Do que preciso para ser Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas:

Para atuar nessa profissão, é necessário ter concluído, pelo menos, a quarta série do ensino fundamental, além de curso básico de qualificação profissional com até 200 horas-aula. Para alcançar o pleno exercício das atividades, são necessários, em média, de um a dois anos de experiência profissional. Para exercer algumas atividades de soldagem, pode ser exigida qualificação ou certificação profissional de soldador, dada por organismos especializados e credenciados.1294839857 156408949 1 Fotos de TELE CURSO DE SOLDADOR E PROCESSO DE FABRICAcaO EM DVD 300x225 Curso de Soldador no Senai

Tipos de solda em que um soldador pode se especializar:
Soldagem por resistência
Soldagem oxicombustível
Soldagem aluminotermia
Soldagem a arco manual
Soldagem por eletroescória
Soldagem plasma
Soldagem TIG
Soldagem a arco com arame tubular
Soldagem de pinos (Stud Welding)
Soldagem MIG
Soldagem a arco submerso
Soldagem MAGCorte laser
Soldagem a laser
Soldagem por fricção

O soldador tem como tarefa cuidar da manutenção de máquinas industriais, usando seus conhecimentos técnicos para sanar possíveis defeitos. O profissional precisa conhecer as funções das ferramentas de trabalho, recursos de proteção e outros fatores que envolvem suas operações.

O técnico de soldagem industrial adquire ao longo de sua formação conhecimentos básicos na área de engenharia metalúrgica, sendo seu trabalho fundamental para manter as máquinas das fábricas em funcionamento. O profissional precisa conhecer as tecnologias que envolvem a soldabilidade de materiais metálicos.

Os cariocas que desejam se capacitar na área de soldagem, devem conhecer o curso de soldador Senai RJ, formação valorizada em empresas de todo o Brasil. Graças ao apoio do FIRJAN, os alunos ccurso de soldador no senai 300x240 Curso de Soldador no Senaiontam com a oportunidade de ocupar vagas de estágios e colocar os conhecimentos teóricos em prática. É no Rio de Janeiro que temos o Centro de Tecnologia SENAI-RJ, onde os alunos interessados em ingressar na área de metalúrgica passam por treinamento.

Um curso técnico de solda abrirá portas para a sua carreira no âmbito industrial, o profissional formado em soldagem costuma ter um bom salário e oportunidades de crescer nas empresas onde trabalha. O Senai disponibiliza uma estrutura de primeiro nível para os estudos, composta por laboratórios e oficinas metalúrgicas. O curso de soldagem é consistente, com bases científicas e tecnológicas. Para outras informações a respeito da aprendizagem industrial, acesse o site oficial do SENAI.

Conteúdo avaliado com média: