Menu

Cursos

Atualizado em 14 de fevereiro de 2012, às 21:10 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curso de soldador: inscrições, onde fazer

A profissão de soldador tem sido muito procurada, devido à quantidade de empregos e aos bons salários. Saiba onde fazer um curso de qualificação.
394344 curso de soldador inscricoes onde fazer Curso de soldador: inscrições, onde fazerA profissão de soldador está com um mercado bastante amplo e oferece bons salários

Buscar uma melhor qualificação profissional é um grande passo para conseguir bons empregos, já que as empresas se preocupam cada vez mais em contratar funcionários especializados e com experiência naquilo que fazem. Um dos setores em que isso é mais praticado é no de solda.

A pessoa que faz o curso de soldador, dependendo do nível em que se formar, pode atuar na indústria automobilística, naval, de construção, serralherias, indústrias de base, petrolífera, de bens de consumo, fabricação de estruturas metálicas e siderurgia, entre outras, além da possibilidade de realizar trabalhos por conta própria, ou seja, emprego não falta para este setor. Entretanto, para poder estar sempre à disposição, o soldador deve se preocupar com a saúde, pois os materiais com os quais trabalha podem trazer problemas principalmente para os pulmões e a visão, devido à claridade do ponto de solda e à fumaça. O uso dos equipamentos de segurança, como luvas, óculos de proteção, máscara, sapatos apropriados e avental é essencial.

O que é solda

A solda é o processo de unir peças metálicas através de diversas técnicas, que têm como princípio a transformação das superfícies de união em estado líquido ou pastoso, utilizando fontes de calor e/ou pressão. Existem vários tipos de solda, como TIG, MIG, MAG, por fricção, a laser, oxicombustível, a arco, de pinos, plasma, por resistência e aluminotermia.

Cursos

Para quem está interessado em se especializar na área de soldagem, existem vários cursos ministrados em instituições de todo o Brasil, alguns deles inclusive são gratuitos. O nível de escolaridade exigido depende do curso. Em alguns casos, as vagas se destinam às pessoas que concluíram até a 4ª série do ensino fundamental. Já em outros, é exigido curso superior. É bom verificar antes de se inscrever para o curso.

Algumas das instituições que oferecem o curso de soldador são:

- Senai

Quando se fala em cursos de capacitação profissional, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das instituição mais procuradas pelos interessados. Para saber em quais unidades é oferecido o curso de soldador, acesse o site www.senai.br e fique atento ao período de inscrições.

- FBTS

A Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS) está com inscrições abertas para os cursos no setor de soldagem em diversas regiões, para o primeiro semestre de 2012. As novas turmas serão abertas nas cidades de Salvador (BA); Manaus (AM); Fortaleza (CE); Vitória (ES); Contagem e Ouro Branco (MG); Recife e Cabo de Santo Agostinho (PE); Araucária (PR); Rio de Janeiro, Macaé, Itaboraí, Itaguaí, Duque de Caxias e Volta Redonda (RJ); Caxias do Sul e Canoas (RS); Natal (RN); Itajaí (SC); São Paulo e Guarulhos (SP).

Para maiores informações, acesse o site www.fbts.com.br.

- Petrosolda

Os cursos de capacitação da Petrosolda são oferecidos em Niterói, Cabo Frio e Itaboraí (RJ); Petrolina (PE); Aracaju (SE); e Porto Alegre (RS). Veja os detalhes no site www.petrosoldacursos.com.br.

394344 curso de soldador inscricoes onde fazer 1 Curso de soldador: inscrições, onde fazerMáquina de solda

 

394344 curso de soldador inscricoes onde fazer 2 Curso de soldador: inscrições, onde fazerO uso de equipamentos de segurança é fundamental para a saúde do soldador
Conteúdo avaliado com média: