Menu

Cursos Tecnicos

Atualizado em 24 de fevereiro de 2010, às 17:07 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Saneamento Ambiental | Curso Técnico

curso de saneamento ambiental curso técnico Curso de Saneamento Ambiental | Curso Técnico

Saneamento Ambiental é uma área que aos poucos começa a ganhar visão no mercado de trabalho, despertando o interesse de profissionalização. Os cursos voltados para esse segmento buscam transmitir conhecimentos sobre ciências agrárias e meio ambiente, desenvolvendo diversas competências nos alunos.

O tecnólogo em saneamento ambiental trabalha também em benefício da população, se preocupando com o tratamento de esgoto e o sistema de abastecimento de água. Junto com o engenheiro ambiental ou sanitarista, o tecnólogo avalia as condições de armazenagem de lixos que podem ser prejudiciais à água, solo e ar. O profissional trabalha para recuperar áreas poluídas e acompanha projetos hidráulicos.

A graduação em saneamento ambiental valoriza disciplinas da área de exatas, como física, matemática e estatística. Ao longo de sua formação, o aluno terá contato direto com o meio ambiente e também realizará cálculos em prol dos seus projetos. Conhecimentos sobre tecnologia sanitária, geologia ambiental, instalações hidráulicas e saneamento rural também são abordados na faculdade.

As pessoas que não possuem condições financeiras para fazer uma faculdade podem optar pelo curso técnico de saneamento ambiental. Essa formação também é reconhecida no mercado de trabalho, mas possui menor duração.

A IFG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) de Goiânia promove a formação do Tecnólogo em Saneamento Ambiental. O curso tem nível superior e prepara os alunos para supervisionar as construções dos sistemas de saneamento. Em três anos de estudos precisos, é ensinado como monitorar a qualidade do meio ambiente.

A FATEC (Faculdade de Tecnologia) oferece um dos melhores cursos de saneamento SP, intitulado de “Hidráulica e Saneamento Ambiental”. O objetivo do curso é preparar profissionais para lidar com instalações hidráulicas e obras sanitárias.

O mercado de trabalho para o tecnólogo em saneamento ainda é limitado, as empresas não valorizam esses profissionais como de fato eles merecem. Empresas de tratamento de esgoto, companhias hídricas e prefeituras são empregadoras dos tecnólogos.